Audi e Senna querem mapear curvas com "S" no país

Ação lançada por documentário quer achar novos pontos turísticos no Brasil que tenham o "S" do ídolo do automobilismo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi e Senna querem mapear curvas com "S" no país
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi do Brasil e a Senna Brands anunciam nesta semana o lançamento de um projeto especial, que planeja mapear milhares de estradas do país em busca de curvas similares ao "S do Senna" - aquela tradicional e histórica sequência de curvas do autódromo de Interlagos associada a Ayrton Senna, o tricampeão mundial e responsável por trazer a marca ao Brasil - há exatos 30 anos.

"Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos do país e seu legado continua presente na vida dos brasileiros. Da mesma forma que ele trouxe a Audi ao Brasil, queremos retribuir e levar a curva do Senna a todo o país. Queremos seguir construindo uma história em comum com esse projeto", explica Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.

O "S" do Senna é o nome do trecho de curvas em sequência logo após a reta principal da pista de Interlagos
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A herança do ídolo

"Herdamos do Ayrton Senna a nossa sede por desafios e conquistas. Este projeto envolveu o trabalho de centenas de colaboradores e parceiros, que se uniram em torno de um objetivo: homenagear e celebrar o Senna de uma forma criativa, leve e inovadora. Foi um esforço conjunto à altura do nosso ídolo" destaca Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Embora seja famosa pelo nome do piloto, a história por trás da criação do "S do Senna" não é conhecida. Idealizada por Ayrton na reforma que modernizou o autódromo, em 1989, é considerada um dos legados do piloto para o automobilismo.

Como será o projeto da Audi

Inspirada por essa herança, a Audi está mapeando rodovias do Brasil em busca de curvas similares ao S do Senna, transformando algo que eram só trechos de estrada em uma curiosa homenagem.

"A Audi está possibilitando que sejam criados novos pontos de contato entre fãs e o ídolo. O que, até hoje, era um legado restrito ao circuito de Interlagos e pilotos profissionais, agora passa a estar em nossos caminhos do dia a dia", avisa Sthefan Ko, Diretor Executivo de Criação da iDTBWA, agência de publicidade responsável pela ideia.

A ação teve como parceiro de tecnologia a Bolha, estúdio de inovação digital, que criou algoritmos avançados que analisam as curvas das estradas e calculam uma porcentagem de similaridade em relação à curva original seguindo seu traçado, comprimento e direção como referência.

"Essa tecnologia, que combina geolocalização, análise de dados e inteligência artificial, permite achar e sinalizar trechos em diferentes regiões do país, ampliando a história da curva criada por Senna de maneira tangível e acessível", destaca Nagib Nassif Filho, CEO e cofundador da Bolha.

Para o lançamento do projeto, um minidocumentário, intitulado "O Legado do S", foi feito em parceria com a Warner Bros. Discovery (WBD) e a Sweet Filmes.

O filme explora a relação do piloto com a marca, a história do "S do Senna" e o que está por trás da busca por trechos similares ao S, tudo por meio de depoimentos de personagens que tiveram contato com o piloto - entre eles, Reginaldo Leme, jornalista de automobilismo; o ex-piloto Christian Fittipaldi; e Leonardo Senna, irmão de Ayrton e sócio da Senna Imports, pioneira em importação da Audi.

"Esse é um conteúdo que carrega o DNA da marca Discovery, que tem longa experiência em contar histórias que movem as pessoas, além de reforçar o atual momento da WBD - que visa conectar fãs ao ídolo sendo sempre parte da conversa, seja nas redes sociais ou pautando mudanças socioculturais", destaca Eduardo Teixeira, Diretor de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery.

A ação representa a principal ativação da Audi do Brasil desde a retomada da parceria com a Senna Brands, que ocorreu em março deste ano, em homenagem ao aniversário de três décadas de operações da marca no país.

O Audi Q6 é um dos últimos lançamentos da empresa no Brasil - o SUV é 100% elétrico
toggle button

O documentário

O Legado do S, que revela o primeiro S do Senna encontrado no Brasil, estará disponível nesta terça (24) para o grande público no canal do Youtube do Discovery Br. A estreia marca o início das ações que continuarão a buscar por novas curvas para perpetuar a memória de Ayrton Senna e o impacto de sua visão além das pistas junto com a Audi.

"Essa homenagem foi uma das ideias mais criativas que já vimos. Mapear o S do Senna em outros locais do Brasil é uma forma de permitir com que mais pessoas tenham contato, de alguma forma, com esse icônico trecho de Interlagos. Isso reforça a forma genuína como o Ayrton se conecta com nosso país”, destaca Thiago Fernandes, COO da Senna Brands, empresa responsável pela gestão da imagem e das marcas vinculadas a Ayrton.

"Senna e Audi formaram uma parceria de sucesso há 30 anos. Poder ressignificar essa parceria e aproximar as novas gerações criando um projeto que une criatividade, inovação e experiência é muito mais do que uma campanha, é uma homenagem que está apenas começando", celebra Camila Costa, CEO e sócia da iDTBWA.

Senna trouxe a Audi para o Brasil em abril de 1994 - um mês antes da corrida de Ímola
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários