Audi Q3 ganha versão cupê com motor de Golf GTI

Configuração "acupezada" do SUV compacto deve chegar ao Brasil em 2020; versão "normal" estreia ainda este ano

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi Q3 ganha versão cupê com motor de Golf GTI
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi revelou mundialmente nesta terça-feira (23) uma inédita configuração cupê do SUV Q3, que ganhou nova geração no início deste ano. Criado para conquistar um público mais alternativo que talvez não goste tanto do desenho tradicional da versão convencional, o novo Q3 Sportback (nome dado pela empresa para os carros de linha mais "acupezada") estreia no mercado europeu e norte-americano ainda este ano e deve pintar pelas ruas brasileiras em 2020.

Visualmente, a variante mantém o desenho frontal da nova geração do utilitário, mas recebe uma traseira inteiramente nova e com design mais caído e acentuado, bem ao estilo cupê -- como já aconteceu com o Porsche Cayenne, por exemplo. A prática de "acupezar" um SUV, aliás, tem se tornado comum entre as montadoras, e não só as de luxo -- até a Renault já apresentou um SUV médio cupê, o Arkana, que também pode chegar em nosso país no ano que vem.

Segundo a fabricante, as mudanças não são apenas visuais: suspensão e direção foram recalibrados para oferecer uma tocada mais esportiva, enquanto os bancos traseiros têm ajuste de distância para ampliar o porta-malas ou oferecer mais espaço para os passageiros que forem atrás.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O novo Q3 Sportback vai usar, entre outras opções de motores, o 2.0 TSI (turbo) de 230 cavalos que também equipa Golf GTI, Jetta GLI, Passat e o Tiguan R-Line 350 TSI no Brasil. Na Alemanha, o carro chega às rua no final deste ano com preços que partem de 40 mil euros (cerca de R$ 165 mil em conversão direta, sem considerar impostos ou taxas de importação). O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado com dupla embreagem e 7 marchas.

Mas e o Q3 normal?

Segundo a Audi, os planos para o Q3 "civil" seguem inalterados -- portanto, podemos esperar pelo lançamento ainda este ano.

Vale lembrar que a segunda geração do Q3 passou a utilizar a plataforma modular MQB. Graças a ela, o SUV ganhou 9,7 centímetros de comprimento, passando para 4,49 metros, e mais 7,8 cm de entre-eixos, totalizando 2,68 metros. A largura é de 1,85 m, enquanto a altura perdeu um centímetro e ficou com 1,59 m.

Como era de se esperar, o carro também ganhou diversos itens de assistência ao motorista, entre eles: controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, Park Assist, câmera 360º e assistente de frenagem de emergência.

Na Europa, são três opções de motores: 1.5 TSI com 150 cv e 25,5 kgfm de torque; o 2.0 TSI do Golf GTI, mas com duas calibrações: 190 cv e 32,6 kgfm ou 230 cv e 35,7 kgfm; e um 2.0 turbodiesel TDI, também com duas calibrações: 150 cv e 34,6 kgfm ou 190 cv e 40,7 kgfm.

Comentários