Audi "quatro letras" é o caminho para o futuro?

Fabricantes tradicionais no mercado trocam até de logotipo para trazer de volta (ou roubar?) clientes de marcas chinesas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi "quatro letras" é o caminho para o futuro?
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pode parecer estranho para nós a decisão da Audi de criar uma marca nova e exclusiva para o mercado chinês, com um logotipo que troca as quatro argolas por um "AUDI" - assim mesmo, em letras maiúsculas. Mas não para os chineses. Pelo menos é o que mostra a diferença marcante entre a presença do público nos estantes da Audi "das argolas" e da "AUDI" no Salão de Xangai.

E chamo de público mesmo. Diferentemente do resto do mundo, onde dias de imprensa geralmente são reservados para a... imprensa, aqui em Xangai o que eu vi foram jornalistas de todo o mundo misturados a um enxame de VIPs e - principalmente - influenciadores-vendedores chineses, que comercializam produtos por meio de lives em redes sociais.

A station wagon E5 Sportback será o primeiro produto da nova marca AUDI
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mesmo com o fator novidade do primeiro produto da AUDI - uma station wagon elétrica com nome E5 Sportback, que chega ao mercado ainda este ano - impressiona como a novata cativou a atenção dos chineses, que não ligaram tanto para os carros tradicionais com as quatro argolas e nem para o mítico Audi Sport Quattro, posicionado próximo da "fronteira" entre os estandes das duas marcas.

E o segredo disso é o fato dessa AUDI E5 Sportback ser um produto de projeto local, que por dentro e por fora é muito mais parecido com os automóveis mais sofisticados das marcas chinesas.

Ou seja: um automóvel com exterior de linhas bem ousadas e um interior com grandes telas e visual meio genérico.

O mítico Sport Quattro ficou quase esquecido na "fronteira" entre a Audi e a AUDI
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
toggle button

Apesar do choque, a estratégia adotada recentemente pelos alemães está longe de ser novidade na China. Outra marca que faz isso é a Honda, por meio da Honda Ye, que segue praticamente o mesmo script, com produtos exclusivos para o mercado local e que tem cara de carro chinês.

Além do logo Honda por extenso e um "H" reestilizado.

Afinal, aqui na China, vale tudo para reconquistar o cliente perdido para as marcas locais. Até mesmo mudar de personalidade.

Seguindo a receita da AUDI, esse P7 é um produto da "chinesa" Honda Ye: nem parece com um Honda
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
toggle button

Vídeo relacionado

Veja também

Comentários
Wid badge