Geralmente quem curte carros potentes não gosta dos eletrificados. Mas o novo Audi RS5 veio para quebrar esse paradigma, como o primeiro modelo do braço de alta performance da marca das quatro argolas equipado com um conjunto motriz híbrido plug-in.
Esse é um dos destaques do RS5, que chega na variação sedã e station wagon (Avant) como o substituto do RS4. Afinal, a Audi resolveu mexer nas nomenclaturas da sua linha e os "5" agora são os novos "4". Mas vamos ao que interessa: o conjunto mecânico.
Veja também

O novo Audi RS5 é equipado com um propulsor 2.9 V6 biturbo - que, sozinho, desenvolve 510 cv -, e que trabalha em conjunto com um propulsor elétrico para desenvolver a potência combinada de 639 cv e impressionantes 84,13 kgfm de torque. Só para comparar, um RS4 tinha 450 cv de potência.
Tudo isso canalizado para as quatro rodas por uma transmissão automática convencional de oito marchas e a tração Quattro com um sistema eletromecânico de vetorização de torque no eixo traseiro e um diferencial central. Conjunto que permite jogar até 70% do torque para as rodas dianteiras e 85% para as rodas traseiras. Tudo isso em questão de milissegundos.

O resultado disso, segundo a Audi, é performance de carro de pista, mas para uso no asfalto. E a capacidade de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e atingir até 285 km/h de velocidade máxima.
O RS5 faz tudo isso e ainda é capaz de rodar no modo 100% elétrico. Equipado com uma bateria de 25,9 kWh - que pode ser carregada totalmente em 2h30 -, o esportivo da Audi roda até 87 quilômetros sem gastar uma gota de gasolina. Como qualquer carrinho plugado menor e mais civilizado.
Mas tem um porém: boa parte desse ganho de potência e torque em relação ao "antigo" RS4 foi para compensar o aumento de massa causado pela eletrificação. Enquanto um RS4 Avant pesava 1.745 quilos, o novo RS5 Avant chega a 2.370 quilos. Um acréscimo de consideráveis 625 quilos.
É claro que essa cavalaria toda precisa vir acompanhada de freios e suspensão para segurar tudo isso. E também de um visual matador.
Por isso mesmo, além de todo conjunto de suspensão e direção RS e a opção dos freios de cerâmica, o RS5 tem também opções de rodas de 20 ou 21 polegadas e uma bitola nove centímetros mais larga que a do A5 comum.
Isso sem contar o kit aerodinâmico exclusivo, com direito à grade Singleframe com padrão de colmeia e um chamativo difusor na traseira, com estilo que casa perfeitamente com as enormes ponteira ovais - e foscas - do sistema de escape esportivo RS.
Já por dentro, o piloto encontra bancos com costuras no estilo colmeia, além de ajustes elétricos e massagem nos assentos dianteiros, além de revestimento em microfibra Dinamica no painel e laterais de porta. O quadro de instrumentos é digital, e a multimídia tem tela de 14,5 polegadas e é acompanhado de um display adicional para o passageiro.
O novo RS5 é produzido em Neckarsulm, na Alemanha, e a entrega das primeiras unidades para os compradores europeus está prevista para o início do segundo semestre de 2026.
Vídeo relacionado
Veja também