A Bajaj lançou, na manhã de hoje (13/10), a Dominar NS400Z. A moto usa a mesma base de chassi e motor da Dominar 400 que já é vendida no Brasil, mas tem diferenças muito importantes.
Para começar, é uma autêntica naked, enquanto a Dominar 400 é mais uma tourer.

Isso quer dizer que as duas têm propostas de uso um pouco diferentes: a 400 é para uso urbano, porém também adequada a passeios mais longos e viagens, e a nova NS400Z é fundamentalmente urbana e propõe uma condução mais esportiva.
Além de chassi e motor, ambas compartilham outros componentes. Caso dos freios a disco com ABS nas duas rodas, da suspensão dianteira com tubos invertidos e da suspensão traseira monochoque, entre outros.

O motor também é o mesmo: o conhecido monocilíndrico refrigerado a ar com 373 cm3, 40 cv de potência e 3,5 kgfm de torque.
No fim das contas, das cerca de 1.077 peças presentes na nova NS400Z, cerca de 700 são iguais às da Dominar 400.
Mas a NS400Z tem vários recursos que a Dominar 400 não tem. Vem equipada com controle tração, quatro modos de pilotagem (Road, rain, sport e off-road), acelerador eletrônico, punhos retroiluminados, e painel com mais recursos e conectividade por Bluetooth. A moto ainda tem entrada USB, pisca-alerta, iluminação full-LED - farol com projetor de luz - e luzes de rodagem diurna que parecem "raios". Lá na Índia, esse visual é chamado de "thunderbird".
Além de tudo isso, claro, o design é bem diferente: tipicamente naked, com aspecto agressivo e cheio de personalidade. Tem conjunto ótico envolvido por ampla moldura, abas laterais do tanque bem grandes, rabeta arrebitada, para-barro traseiro rente ao pneu e alças traseiras com visual aerodinâmico.
Embora seja o modelo mais caro do lineup da Bajaj no Brasil, a Dominar 400 é a moto mais vendida pela marca no país. Isso se deve principalmente, ao ótimo custo/benefício: custa R$ 26.500, já com frete.
Pois bem: a nova Dominar NS400Z pode tomar essa liderança. É que, além de ser uma naked - estilo que agrada muito o consumidor brasileiro -, a nova moto custa R$ 26.900, também com frete. Ou seja, apenas R$ 400 a mais em uma moto mais moderna e equipada. Como ficará essa "briga em casa"? A conferir!