Amado por muitos, o pequenino Renault Twingo acaba de chegar à idade adulta - completa 30 anos. Como parte da comemoração do aniversário, o subcompacto francês ganhou uma releitura visual feita pela designer contemporânea Sabine Marcelis.

Desenvolvido pela artista holandesa, o projeto traz boa parte da carroceria do compacto com materiais transparentes, como uma espécie de acrílico. Assim, o visual da chaparia em metal na parte interna das peças fica visível e isso acontece em praticamente todas as superfícies do carro.
A iluminação do Twingo balzaquiano troca faróis, lanternas e setas convencionais por um sistema em LEDs. O para-choque branco, que no original acomoda duas tomadas de ar, troca a abertura por duas barras iluminadas.
Nas laterais, as rodas do subcompacto são "fechadas" com calotas inteiriças e que trazem a nova logo da Renault. Ainda na porção, os retrovisores são finos e a maçaneta igual a usada no modelo original, com abertura vertical.
A maior mudança visual está, na verdade, no interior do projeto. A começar pelas linhas futuristas da cabine, que tem acabamento em tom de vermelho. Os painéis das portas e do console central trazem detalhes iluminados, combinando com o volante "transparente" inteiriço. No centro, a peça traz o novo logo da Renault.
À frente do volante, no centro do painel, há uma espécie de painel de instrumentos. Para completar, o interior tem teto solar panorâmico e para-sóis transparentes, na mesma cor do interior.
Embora a designer não tenha falado, as rodas fechadas e a falta de escape na traseira do Twingo nos deixam acreditar que o projeto tenha sido pensado para um a motorização elétrica. O que não seria nada mal, visto que falamos de um subcompacto tão querido.
A holandesa Sabine Marcelis é a vencedora mais recente do prêmio Elle Deco International Designer Awards, um dos mais importantes no segmento de design. A artista é popular por suas instalações de arte, onde combina esculturas e luz, sempre explorando materiais inovadores.
Lançado em 1993, o Renault Twingo é um dos carros subcompactos mais amados pelos entusiastas das quatro rodas no Brasil. Quem não se lembra do jornalista Ricardo Boechat e seu Twingo azul?
Por aqui, o modelo chegou em 1994 e foi vendido até 2002. Durante esse período, o modelo foi importado da França e também do Uruguai. Nas primeiras linhas, que vinham da Europa, o subcompacto tinha motor 1.2 de 55 cv. Depois, passou a ter motor 1.1 de 60 cv.
A partir de 1999, quando passou a vir do país sul-americano, o modelo ganhou motor 1.0 de 59 cv. Por último, em 2001, recebeu mais uma atualização no conjunto motriz de 1 litro, que lhe rendeu 11 cv a mais de potência, totalizando 70 cv. O fim da importação aconteceu em 2002.



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