Tendência da cor automotiva para a América do Sul

Basf apresenta a coleção para 2021-2022 "baseada na mecânica quântica", com nova tonalidade de amarelo para o continente

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Tendência da cor automotiva para a América do Sul
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os carros vendidos no Brasil tem predominantemente, como cor automotiva, o branco, cinza, prata e preto, mas os designers responsáveis pela criação de tintas criam periodicamente novas tonalidades e lançam tendências. O time da Divisão de Tintas da BASF, por exemplo, se aprofundou em novos espaços de cores para criar uma coleção que, de acordo com a empresa, é baseada na mecânica quântica.

Chamada de Superposition (sobreposição, na tradução do inglês para o português), o trabalho dos designers da Basf para a Coleção de Tendências de Cores Automotivas 2021-2022, é inspirado "no estado onde a limitação dos sistemas binários é superada". De acordo com a Basf, a coleção se baseia na infinidade de variedades de cores.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para a América do Sul, a cor batizada de Amicable Glimmer é uma superposição de amarelo pálido e suave, combinado com uma leve chuva de flocos de vidro que brilham sobre a superfície. Os detalhes do estudo foram apresentados em evento no onono por Paul Czornij, Chefe de Design Automotivo das Américas e ficará disponível na plataforma onono+.

Image004
Designers da Basf apostam que a tonalidade Amicable Glimmer é a cor ideal para os carros na América do Sul
Crédito: Divulgação
toggle button

“Todos os anos, a partir de um estudo profundo, os designers da Basf oferecem inspiração para os designers da indústria automotiva. Nesta coleção, a cor-chave para a América do Sul é uma combinação única e muito expressiva, que potencializa um formato 3D no veículo”, explica Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da Basf para a América do Sul.

Especialização em Cores da Divisão de Tintas

Todos os anos, os designers da Divisão de Tintas da Basf estudam as tendências futuras e utilizam como base para o desenvolvimento da superfície, da textura e das posições de cor. Os especialistas se inspiram na indústria, na moda, nos produtos de consumo, na natureza e em muito mais.  Esta pesquisa sobre cor automotiva é compartilhada com os clientes da Basf e os designers automotivos, a fim de conduzir futuros planos de produção em massa.

América do Norte – O conceito de equilíbrio

Os futuros designs de cores da América do Norte se voltaram para o conceito de equilíbrio que impressiona com a estabilidade humana. Os espaços coloridos estão ancorados em otimismo e resiliência, e mostram o potencial para a humanidade seguir em frente apesar dos desafios, informa a Basf.

"Encontramos o equilíbrio entre o mundo natural e o sintético para criar cores calmas, firmes e instigantes. Elas atraem o visualizador para sensações únicas que atuam em múltiplos níveis não binários", considera Paul Czornij, Chefe de Design Automotivo das Américas.

África, Europa e Oriente Médio – Cores surpreendentes e instigantes

As cores projetadas para essas regiões adotam posições de cores familiares, mas as modificam com o auxílio de novos efeitos, gradientes de cores sutis, ou um comportamento de brilho específico, diz a Basf. Os tons de cinza mudam sua coloração de acordo com o ângulo de visão. Tons de azul são claros, reflexivos e estruturam a superfície.

"Estas cores surpreendentes e instigantes são uma sobreposição de tons complexos que desafiam a nossa percepção", diz Mark Gutjahr, Chefe de Design de Cores Automotivas, EMEA.

Ásia Pacífico – Recarga e reflexão sobre o amanhã

De acordo com a Basf, a Ásia Pacífico viu a mudança social como a sua maior tendência para 2021 no que se refere a cor automotiva. Muitos usaram o tempo que tiveram para recarregar, refletir sobre o amanhã e produzir energia para o futuro, complementa a empresa.

Segundo a Basf, de uma uniformidade de pensamentos, produtos e materiais do passado veio a flexibilidade e a liberdade. Tudo e todos devem ser aceitos – não apenas as pessoas, mas também os produtos e os materiais. Tudo pode ser flexível.

"As cores-chave da Ásia Pacífico são tons claros e limpos que evocam o visual emocionante da primavera e a esperança de futuro que ela traz", afirma Chiharu Matsuhara, Chefe de Design Automotivo, AP. "Elas mostram um nível mais elevado de compreensão do nosso mundo diversificado".

Comentários