O descarte das baterias ainda é uma das grandes polêmicas que envolvem os carros elétricos. O que fazer com esses componentes grandes quando chegam ao fim do ciclo de vida em um automóvel?
Pois a Nissan criou uma bela destinação para 84 baterias que um dia abasteceram os motores elétricos que moviam modelos Leaf: elas foram recondicionadas e agora fornecem energia para um aeroporto!
Com a iniciativa, a Nissan está contribuindo para um Sistema de Armazenamento de Energia de Bateria (BESS) de última geração para o Aeroporto Fiumicino da empresa Aeroporti di Roma (ADR), o maior centro de transporte internacional da Itália.
Batizada de "Pioneer", a iniciativa é cofinanciada pelos Fundos de Inovação da União Europeia e faz parte do objetivo de se atingir zero emissões líquidas até 2030.Além disso, demonstra o potencial da tecnologia de veículos elétricos em "fim de vida" para fornecer energia limpa e flexível além de seu uso em veículos.
No total, o BESS tem capacidade para gerar 10 MWh de eletricidade. A Nissan forneceu as 84 baterias de segunda vida do Nissan LEAF – que totalizam 2,1 MWh de armazenamento de energia – para a integradora de sistemas Loccioni, responsável por integrá-las ao Sistema de Armazenamento de Energia da Enel.
A Pioneer está acoplada a um parque solar de 55 mil painéis solares. Juntamente com esse parque solar, espera-se que o sistema gere 31 GWh de eletricidade renovável, confiável e limpa por ano para os terminais do aeroporto, bem como serviços flexíveis para do local.
As baterias reutilizadas Leaf Generation 3 de 30 kWh e Generation 4 de 40 kWh vieram de de veículos com alta quilometragem e devoluções em garantia. Foram requalificadas para atender aos rigorosos padrões de segurança e desempenho e deverão permanecer operacionais por mais seis ou sete anos no aeroporto, mesmo com o uso diário.
Soufiane El Khomri, diretor de energia da Nissan para a região da África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania (AMIEO), disse que o projeto "demonstra a viabilidade a longo prazo de baterias de veículos elétricos reaproveitadas em ambientes exigentes".
Além disso, destacou o compromisso da Nissan com o gerenciamento sustentável de baterias no fim de sua vida útil: "nossa equipe está envolvida na integração técnica de baterias de segunda vida no ESS, na simulação da vida útil das baterias e no fornecimento de garantias para seu desempenho no novo sistema. E quando as baterias atingirem o fim de sua vida útil neste projeto, assumimos total responsabilidade por sua reciclagem".
Aproveite também!



Email enviado com sucesso!