Os "velhinhos" também podem ter seu espaço nas competições de alta performance, como Le Mans. Depois de Ferrari, Porsche e BMW anunciarem o retorno às provas de turismo, a Bentley também voltará às pistas. Mas não será qualquer retorno.
A marca de luxo levará um modelo que recria o icônico Team Car#2, o carro que iniciou a trajetória da marca britânica em Le Mans, no hoje distante ano de 1929. Chamada de Blower Continuation, a "cópia" oficial é o carro "número zero" de uma série limitada a 18 unidades lançada pela própria Bentley.
O modelo participará de três provas oficiais. A lista tem as conhecidas competições de Le Mans, na França, e ainda Spa-Francorchamps, na Bélgica, e Donington Park, no Reino Unido.
Praticamente idêntico ao carro feito há quase 100 anos, o Blower Continuation usa o mesmo motor turbo de 4.5 litros do modelo antigo, que rendia até 240 cv de potência a 4.200 rpm e acelerava de zero aos 100 km/h em pouco mais de 12 segundos. O câmbio é manual de quatro marchas, como no modelo original.
A reprodução do clássico, segundo a Bentley, foi feita com base em estudos do projeto original do Team Car#2. A lista de processos incluiu a análise de plantas em 3D. O trabalho resultou em uma versão fiel ao modelo icônico que foi às pistas 93 anos atrás.
A unidade que participará das provas oficiais precisou receber melhorias de segurança para ter autorização para competir. A lista inclui a instalação de espelhos retrovisores, luzes auxiliares, pontos de reboque e isolamento nos interruptores da bateria.
Com os ajustes, o modelo conseguiu o Passaporte Técnico Histórico (HTP) da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O documento atesta a capacidade de carros históricos em competições.
Antes de ser guiado por um grupo seleto de clientes endinheirados da Bentley e por jornalistas, o modelo passou por uma longa bateria de testes. Segundo a própria marca, o modelo rodou por cerca de seis horas e teve um rendimento impecável. O Blower Continuation percorreu 611 quilômetros a uma velocidade média de 133 km/h no circuito Goodwood Motor, em West Sussex, no Reino Unido.
Legenda:
F1 - O modelo usado nas provas é considerado a unidade zero da série Blower Continuation
F2 - Para participar das provas, modelo precisou receber diversos itens de segurança
F3 - A produção da "cópia" contou com análise de plantas originais do carro de 1929
F4 - A unidade que competirá usa o mesmo motor turbo 4.5 litros do carro original