O canal de notícias da Webmotors

Bicho solto? Como levar o animal dentro do carro

Confira nossas dicas para o transporte seguro do seu cachorro ou gato de estimação na cabine do automóvel

por Fernando Miragaya

Cães com a língua para fora na janela do automóvel são comuns nas ruas. Porém, é um hábito que põe em risco a vida e a integridade física do animal de estimação e do dono do carro, além dos passageiros. E ainda constitui infração de trânsito. No Dia Internacional dos Animais e no Dia do Cachorro, comemorados neste 4 de outubro, ressaltamos a importância de que os pets, dentro do carro, devem ser transportados com equipamentos de retenção apropriados.
É pura física: em uma batida, qualquer ser vivo ou objeto solto dentro do carro vira um projétil. A massa solta terá até 50 vezes o seu peso original. Ou seja, um labrador macho de 30 kg vai se deslocar e pode atingir outros passageiros como se fosse um elefante.
Visite o estoque da Webmotors! Ofertas imperdíveis de carros novos e usados!
Além disso, o bicho solto pode pular no colo do motorista de surpresa e causar até um acidente. "Se o animal não estiver devidamente retido, o motorista pode ter uma falha de atenção ao olhar para o cão e não manter a visão exclusivamente na via, pode perder a destreza manual ao tocar seu cão e alteração cognitiva se desviar a atenção ao seu cão enquanto dirige", explica o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Flavio Emir Adura.

Tipos de dispositivos

Por isso, cães, gatos e qualquer animal de estimação devem ser transportados com algum dispositivo de retenção. E há vários modelos deste tipo de acessório, para bichos de diferentes tamanhos, pesos e portes.

Lembre-se que é proibido levar os bichos de estimação na caçamba da picape. A condução de animais e pessoas nas partes externas do veículo é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já o motorista que esteja na direção com bichos à esquerda ou entre os braços e pernas, comete infração média.

Veterinário

Vale uma ida ao veterinário se você for fazer uma viagem mais longa com o seu bichinho de estimação. Peça orientação ou veja se é recomendável o uso de algum calmante apropriado para o animal não ficar agitado dentro do carro.

Comentários

Carregar mais