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Bioetanol carrega mobilidade inteligente da Nissan

CEO da marca revela no Rio conceito ecologicamente correto

por Redação WM1

A Nissan pega uma carona nos Jogos Olímpicos, do qual é patrocinadora, para injetar sustentabilidade em sua imagem. Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, o CEO da fabricante japonesa, Carlos Ghosn, mostrou dois novos carros-conceito ecologicamente corretos, sendo um bem adequado ao mercado brasileiro.


Apresentado globalmente, o furgãozinho e-Bio é um protótipo que funciona por célula de combustível. Só que em vez de hidrogênio, usa bio-etanol, de origem de cana e milho, para gerar eletricidade e se movimentar. O modelo tem como base o NV200, veículo comercial elétrico que já roda na Espanha e que desde 2014 é utilizado pela empresa de entregas Fedex na capital fluminense.


O veículo é conceitual, mas encarado como uma excelente oportunidade de mercado pelo executivo. "O Brasil é o maior produtor de cana do mundo e seria um veículo adequado ao mercado. Tem custo de manutenção baixo e não demanda a criação de uma infraestrutura cara como o hidrogênio", explicou Ghosn.



 


Outro carro apresentado por Ghosn foi o Bladeglider. Revelado ao mundo durante o Salão de Tóquio de 2015, este esportivo elétrico se destaca pela posição central do motorista. Os outros dois passageiros vão na segunda fileira.



Produtos de fato e imediatos para o Brasil, porém, ficaram de fora da coletiva. Se há dois dias, Ghosn confirmou três novos carros da Renault para o Brasil (Kwid, Captur e Koleos), com a Nissan foi muito mais conservador.


O que se sabe é que o lote de 2.000 Kicks importados já foi vendido. O SUV compacto começa a ser produzido em Resende (RJ) no início do ano que vem.


Além disso os crossovers Juke e Qashqai devem dar o ar da graça no Salão de São Paulo, em novembro, além da nova geração da Frontier. A picape começa a ser produzida na Argentina em 2018, mas chega ainda este ano aqui, importada da Tailândia.


Colaborou Fernando Miragaya


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