Os destaques do Salão de Detroit:
Chevrolet Blazer EV
Revelado em julho, o SUV elétrico Blazer EV faz a sua primeira aparição pública no Salão de Detroit. O modelo, que começa a ser produzido em meados de 2023, terá como grande destaque a versão esportiva SS, equipada com dois motores que desenvolvem potência conjunta de 565 cv.Além da variação esportiva, o SUV será comercializado em outras três versões - 1LT, 2LT e RS -. com diferentes configuração de motores (que não tiveram a potência divulgada) e autonomias que variam entre 398 quilômetros e 515 quilômetros.
Na lista de equipamentos, o Blazer EV terá multimídia com tela de 17,7 polegadas e sistema de direção semiautônomo Super Cruise. Apesar de parecer distante da realidade brasileira, o Blazer EV já está confirmado pela filial brasileira da Chevrolet, com lançamento previsto para acontecer em 2024.
Ford Mustang
Outro lançamento de Detroit que interessa diretamente ao mercado brasileiro é a nova geração do Ford Mustang, que chega às lojas dos Estados Unidos apenas em 2023.Até agora, já se sabe que o modelo vai seguir com a opção do motor 2.3 turbo EcoBoost e também com o 5.0 V8 "Coyote" - que equipa o Mustang Mach 1 atualmente à venda por aqui. Vale lembra que o Mustang é um dos esportivos mais "populares" do mercado brasileiro.
A Ford se inspirou no visual do SUV elétrico Mustang Mach-E para redesenhar o esportivo da marca, com um visual menos agressivo que o atual na dianteira. Quer saber mais? Confira o texto completo sobre o novo Mustang aqui no WM1.
Dodge Charger Daytona SRT EV Concept
Com visual que remete ao dos cupês esportivos da Dodge nos anos 1960, o Charger Daytona SRT EV Concept é um daqueles conceitos que parecem mais próximos das ruas que dos salões de automóvel.Pois quem visitar o Salão de Detroit pode conferir de perto não só as linhas externas do carrão elétrico, mas também o interior no qual sobressaem o painel de 12,3 polegadas e a multimídia com tela de 16 polegadas.
Essa semelhança do Charger Daytona SRT EV Concept com um carro de produção não é acidental. O conceito está bem próximo da sua versão de produção, prevista para estrear no mercado americano em 2024.
Lincoln Star Concept
Marca de luxo da Ford, a Lincoln quer, até 2026, que mais de metade do seu volume global seja de automóveis elétricos.Dentro dessa tendência de eletrificação, a Lincoln mostra no Salão de Detroit o Star Concept, um conceito pensado para ser apenas uma "vitrine" do que esperar dos futuros SUVs elétricos da marca.
Feito para chocar e impressionar, o Star Concept tem portas traseiras do tipo suicida e sem coluna central (quase como no sedã Continental dos anos 1960) e novidades tecnológicas como um capô feito em vidro eletrocrômico, que permite variar a transparência para visualizar o conteúdo do porta-malas frontal sem precisar abri-lo.
Buick Wildcat EV Concept
Mais conhecida hoje pelos SUVs e sedãs compactos produzidos e vendidos na China do que por grandalhões clássicos americanos como o Roadmaster, a Buick trouxe para o Salão de Detroit o curioso conceito Wildcat EV, um cupê esportivo compacto e de linhas ousadas.Apesar do visual bem contemporâneo, os elementos retrô não estão apenas no nome do conceito, que remete a um modelo produzido pela Buick nos anos 1960. O interior está repleto de elementos cromados e detalhes em metal, que estão presentes até no volante.
Mas assim como o conceito da Lincoln, o Buick é uma daquelas máquinas que não foram pensadas para produção, mas para ser uma "vitrine" da futura linguagem de design da marca, que pertence à General Motors.
Air One
O conceito de mobilidade tem se tornado mais elástico nos últimos anos e promete se diversificar mais ainda. Dentro desse espírito, o Salão de Detroit de 2022 abriu espaço também para os carros voadores, como também são conhecidas as aeronaves do tipo eVTOL (aviões elétricos de pouso e decolagem verticais).Uma dessas máquinas mostradas no salão americano é o Air One. Um eVTOL de dois lugares capaz de levar até 250 quilos. São oito motores, que juntos desenvolvem 782 cv e permitem ao One voar a até 250 km/h e percorrer uma distância de 161 quilômetros.
O Air One segue em desenvolvimento: a empresa já conseguiu botar no ar protótipos com 60% do tamanho da aeronave final.
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