Os airbags defeituosos produzidos pela japonesa Takata mais uma vez são os responsáveis por um recall. Desta vez, os afetados são os proprietários de 672 unidades dos BMW 320i Sedan, 323Ci Coupé, 323i Sedan, 325Ci Coupé, 325i Sedan, 325i Touring, 328i Sedan, 330Ci Cabrio, 330Ci Coupé, 330i Sedan e M3 Coupé, fabricados entre setembro de 1999 e janeiro de 2006.
Para saber se o carro está na lista dos afetados pelo recall é necessário ligar para o número 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Ou fazer a consulta online por meio da Ferramenta de Busca de Recall do site da BMW.
Foi constatado que o gerador de gás do airbag do passageiro dianteiro pode apresentar problemas caso tenha sido exposto a condições de alta umidade do ar e a grandes variações de temperatura.
Com isso, em caso de colisão frontal com acionamento dos airbags, a carcaça do gerador de gás pode não suportar o aumento da pressão interna e se romper, lançando fragmentos metálicos em direção aos ocupantes.
Os serviços poderão ser agendados de imediato e a substituição gratuita do airbag do passageiro dianteiro leva cerca de três horas.
Os problemas envolvendo os airbags produzidos pela japonesa Takata são uma novela que se estende desde o início dos anos 2000, quando começaram a estourar - literalmente - os primeiros casos de falhas fatais envolvendo problemas com as bolsas infláveis produzidas pela empresa, e que equipavam automóveis de várias marcas em todo o mundo.
A empresa conseguiu esconder o problema durante anos. Até que uma reportagem do "The New York Times" chamou a atenção para a falha e motivou os primeiros recalls em 2014. O impacto sobre a companhia foi tão grande que a Takata teve a sua falência decretada em 2018.
Mas os fabricantes de automóveis seguem correndo atrás dos donos de carros com os airbags defeituosos. No Brasil, a primeira morte provocada pelo problema foi registrada em fevereiro de 2020, numa colisão envolvendo um Honda Civic 2008 que nunca chegou a passar pelo recall.
Desde abril do ano passado, o Denatran impede o licenciamento de carros com chamado pendente para reparos gratuitos.



Email enviado com sucesso!