O canal de notícias da Webmotors

BMW apresenta versões M Competition de X5 e X6

Dupla será uma das primeiras dessa nova leva a trazer sistema híbrido-leve de 48V. Conjunto entrega 625 cv de potência

por Lucas Cardoso

A BMW apresentou oficialmente as versões da série M Competition dos SUVs X5 e X6. Os modelos com apelo esportivo fazem parte da primeira leva de carros desse perfil produzidos pela marca bávara com algum nível de eletrificação.

No caso da dupla, o conjunto mecânico é do tipo híbrido-leve, com um motor elétrico de suporte de 48 Volts que trabalha em parceria com o conhecido motor V8 biturbo 4.4. O propulsor a combustão, aliás, passou por melhorias e ganhou um coletor de escape, admissão e bomba de óleo novos, e melhorias no controle de pressão dos turbos.

Potência igual

Apesar dos ajustes e da adição do sistema híbrido, que colabora com 12 cv de potência e 20,4 kgf.m de torque, os modelos mantiveram as mesmas especificações de potência e toque de antes: 625 cv e 76,47 kgf.m de torque, entregues entre 1.800 rpm e 5.800 rpm.
A manutenção da força sugere que o motor V8 pode ter tido uma queda na potência, que acabou sendo suprida pela força extra do elétrico. Com os dois motores, tanto o X5 quanto o X6 aceleram de zero aos 100 km/h em 3,9 segundos. A máxima pode ser de 250 km/h ou 290 km/h.

A mecânica da versão M ainda agrega suspensão com amortecedores adaptativos, freios de carbono-cerâmica e direção melhorada com novos modos de condução. Nas duas configurações, as rodas são exclusivas com aro de 21 polegadas na dianteira e de 22 polegadas na traseira.

Por dentro

No interior, o modelo tem painel digital com tela de 12,3 polegadas e central multimídia de 14,9 polegadas. Os dois equipamentos são integrados em apenas uma superfície de vidro. Há ainda um acabamento em fibra de carbono no console, couro com costuras e cromado. O teto solar é do tipo panorâmico e os faróis são full-LED.

O visual da dupla é igual ao das versões convencionais, com conjuntos óticos mais afilados e luzes diurnas de rodagem em formato de setas. O para-choque dianteiro tem detalhes em preto brilhante e uma tomada de ar inferior mais ampla, para melhorar a refrigeração do V8.

O lançamento da dupla deve acontecer no segundo semestre para o mercado europeu e norte-americano. A expectativa de chegada por aqui só envolve o X6, que pode ser lançado a partir de agosto. O lançamento da versão M será feito junto com a opção convencional. Os preços não foram divulgados pela BMW.

Comentários

Carregar mais