O mercado automotivo está em constante mudança, mas nem todas as novidades dão o resultado esperado. A proposta de fornecer equipamentos por demanda ou assinatura é uma dessas. Uma das marcas que vinham tentando emplacar o serviço, a BMW mudou de ideia.
A marca desistiu de cobrar valores extras dos clientes pela ativação da função de aquecimento nos bancos. O adicional mensal, no valor de 18 dólares (cerca de R$ 86 em conversão), gerou insatisfação nos proprietários, especialmente pelo fato dos itens já fazerem parte da lista de itens de série em outros modelos anteriores. Com as queixas, a BMW desistiu da cobrança.
No entanto, a marca bávara não deve desistir totalmente do modelo de assinatura de funcionalidades e equipamentos em seus carros. Pelo contrário, a marca segue investindo nas funções atreladas ao software do veículo .
Segundo entrevista de um funcionário da montadora à Autocar, a oferta de funções como as de assistência de direção e estacionamento automático são algumas das que têm tido boa aceitação por parte dos consumidores - até porque podem ser adicionadas depois.
A Audi é outra fabricante que já trabalha para ampliar a oferta de recursos extras e por download. Atualmente, só oferece a função por demanda nos modelos elétricos da linha e-tron. Uma delas inclui animações diferenciadas para os faróis, lanternas e para a luz de cortesia no retrovisor.