Presenciar a fabricação de um carro sempre foi algo restrito aos funcionários da linha de montagem, executivos da marca e alguns poucos privilegiados que tinham a oportunidade de visitar uma fábrica. Agora, porém, as coisas começam a mudar um pouco. A partir de outubro, os portões da planta da BMW na cidade de Araquari (SC) estarão abertos para todas as pessoas que quiserem ver, ouvir e sentir o cheiro da produção dos modelos que são feitos aqui no Brasil pela marca alemã. São eles os SUVs X1, X3 e X4, e o sedã Série 3.
O programa de visitação chamado “Por Dentro do BMW Group Brasil” é uma parceria da Serra Verde Express, empresa especializada em passeios turísticos. Os ingressos custarão R$ 190 e pessoas a partir de 10 anos poderão circular pela linha de montagem.
O ponto alto do programa é a possibilidade de dar uma volta em uma unidade que acabou de ser produzida na pequena pista de testes da fábrica. O visitante vai ao lado de um dos pilotos responsáveis por averiguar se o carro que acabou de "nascer" está funcionando perfeitamente, antes de ir para as concessionárias da marca e ser entregue ao seu feliz proprietário. Segundo a BMW, 100% dos carros produzidos são testados.
O WM1 foi uma das publicações convidadas pela BMW para fazer o tour do programa. A visitação começa pela montagem da carroceria e depois passa pela montagem do veículo completo – partes externas e internas de acabamento -, pelos primeiros testes de rodagem em dinamômetros de rolo, pela validação dos pilotos de testes na pista, e pela vistoria final da qualidade.
A fábrica da BMW no Brasil está operando com apenas um turno. Tem capacidade para produzir 32 mil veículos por ano, mas atualmente faz somente 10 mil. Hoje, a planta de Araquari atende pouco mais de 80% do mercado nacional e não exporta para outros mercados da região, algo que pode acontecer no futuro.
Os processos adotados e o nível de exigência em relação à qualidade são os mesmos de outras unidades da marca pelo mundo, segundo os executivos. No entanto, como o volume diário é baixo – cerca de 50 carros são feitos por dia, apenas -, a presença humana na linha ainda é muito marcante e a de robôs não é tão significativa.
[embed]



Email enviado com sucesso!