O novo BMW iX3 é o primeiro produto da série chamada "Neue Klasse" ("Nova Classe" em alemão), que marca uma nova era para os elétricos da marca alemã.
Mas isso não é só "marquetês", já que esses Neue Klasse realmente serão automóveis tecnologicamente muito avançados. E uma prova disso é que a BMW revelou na CES 2026 - a maior feira de tecnologia do mundo e que acontece anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos - que o iX3 será o primeiro carro de produção compatível com a assistente virtual Amazon Alexa+.

Integrada ao Assistente Pessoal Inteligente da BMW, a Alexa+ permitirá que o motorista e os passageiros usem o comando de voz para conversar com o carro, podendo - ao mesmo tempo - operar as funções do automóvel e também consultar informações técnicas e até mesmo de conhecimento geral. Tudo em uma mesma frase.
Atualmente, boa parte dos assistentes de voz disponíveis no mercado até conseguem responder a comandos de voz não padronizados. Mas conversar com os ocupantes são outros quinhentos...
Veja também
A previsão da BMW é que essa novidade comece a chegar no segundo semestre de 2026 nos carros vendidos na Alemanha e nos Estados Unidos. Mas, tecnicamente falando, o Assistente Pessoal Inteligente com Alexa+ é compatível com todos os automóveis equipados com o Sistema Operacional BMW 9 e X.
Ainda sem data de estreia no Brasil, o BMW iX3 de nova geração estreia em breve no mercado europeu. Completamente novo, deixa de ser baseado na plataforma do X3 a combustão para usar a nova base Neue Klasse, que dará origem a outros modelos elétricos da empresa.
O modelo chegará ao mercado inicialmente apenas na variação bimotor, que tem tração integral e desenvolve 469 cv de potência combinada. Com uma bateria de 108,7 kWh e arquitetura elétrica de 800 Volts, permitirá obter até 372 quilômetros de alcance em apenas alguns minutos de recarga.
Veja também