Um carro que pode mudar entre 32 cores, se expressa pelos faróis, conversa com o motorista e troca a central multimídia por uma projeção no para-brisa. Esse é o futuro pensado pela BMW através do conceito i Vision Dee revelado durante a CES (Consumer Electronics Show) deste ano, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Sob a nova plataforma Neue Klasse, o sedã com tamanho de Série 3 é um vislumbre da marca bávara sobre a máxima tecnologia que poderá ser embarcada em um carro nos próximos anos até 2040.

O visual do i Vision Dee é até minimalista, mas a tecnologia empregada por trás de suas formas não tem nada de simples. Pelo contrário, o modelo tem uma evolução do sistema E Ink de pintura inteligente criado pela BMW.
Agora, em vez de preto e branco, como foi feito pelo SUV IX Flow, apresentado na CES de 2022, o conceito pode trocar de cor em 32 opçõos. As tonalidades são reproduzidas na carroceria do carro através de 240 segmentos, o que, segundo a BMW, permite uma variedade infinita de combinações e designs.
A ideia é explorar todo o potencial da digitalização. Então o visual é praticamente todo mutável. A seção dedicada aos faróis na dianteira, por exemplo, também pode dar lugar a uma projeção da pintura.
A dianteira tem elementos tradicionais da marca, como a demarcação da seção onde estão os faróis no formato das conhecidas grades duplo rim. Com isso, o i Vision Dee aproveita a área que contorna os faróis para produzir também expressões faciais, como alegria, espanto e aprovação. Outra função da pintura permite ainda a projeção de imagens, como o avatar do motorista nos vidros da janela.
Mas o que já parece tecnológico demais aumenta de proporção no interior. Além do visual minimalista e disruptivo, comum nos carros conceitos futuristas, o sedã da BMW explora outra tecnologia conhecida, mas ampliada: o head-up display.
Em vez de tela multimídia, o i Vision Dee usa toda a parte inferior do para-brisa como uma central. E não só para mostrar a velocidade ou outros parâmetros básicos, como já acontece neste sistema.
A novidade permite ao motorista variar entre cinco níveis de informação a serem exibidas. Assim, pode ver desde informações sobre as mídias reproduzidas, mapas e outros elementos, até informações sobre o metaverso (!). Todos os controles dessas funções podem ser feitos por um touchpad no volante de base reta ou por controles projetados no painel.
Além de exibir imagens do avatar, as janelas laterais, assim como o para-brisa, também podem ter funções de reprodução de vídeos e de película inteligente, reduzindo ou aumentando a transparência. Os bancos do sedã são do tipo concha e só há quatro lugares.
A mecânica não foi revelada pela BMW, mas é de se esperar que, se fosse lançado (o que é bastante improvável), o conceito teria um conjunto elétrico. Na prática, é esperado que as tecnologias do i Vision Dee venham a ser usadas em outros modelos da marca nos próximos anos. A plataforma Neue Klasse é um exemplo disso: a estrutura deve servir de base para um novo sedã da marca, a ser lançado até 2025.
Legendas:
F1 - Visual do conceito remete a linhas clássicas dos sedãs série 3
F2 - A pintura inteligente do BMW tem 240 seções que podem mudar entre 32 cores
F3 - As janelas do sedã podem reproduzir imagens e até dar expressão ao carro
F4 - A variação de cores do sedã conceito permite uma combinação infinita
F5 - Interior do conceito não tem telas e explora projeções de informações no para-brisa



Email enviado com sucesso!