BMW movido por célula de hidrogênio: quase pronto

Tecnologia que alimenta motor por célula de combustível de hidrogênio está em fase final de desenvolvimento, diz empresa

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BMW movido por célula de hidrogênio: quase pronto
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW revelou que começou a testar seu sistema de propulsão alimentado por célula de combustível de hidrogênio em veículos próximos ao estágio final de desenvolvimento, ou seja, unidades que já são de pré-produção.

Os testes envolvem rodagem em condições cotidianas e visa simular todas as possibilidades a serem enfrentadas nas ruas antes de chegar aos veículos da marca. Sem emitir CO2, esses protótipos - chamados de BMW i Hydrogen Next - são elétricos e utilizam o hidrogênio como combustível primário que, por sua vez, é convertido em energia elétrica dentro de uma célula de combustível.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

BMW movido a hidrogênio solta vapor d'água

O recém-lançado programa de testes, de acordo com a própria empresa, vai "pavimentar o caminho para que a marca apresente uma gama de modelos dotados dessa tecnologia". A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem potencial de longo prazo para complementar os motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria convencionais.

E, na visão da empresa, essa tecnologia pode se tornar uma alternativa atraente aos veículos elétricos a bateria - especialmente para clientes que não têm acesso à infraestrutura de carregamento ou àqueles que dirigem por longas distâncias.

Como o tanque de combustível de um modelo de motor de combustão, o compartimento de hidrogênio do protótipo BMW i Hydrogen Next pode ser abastecido entre três e quatro minutos, tempo que garante uma autonomia de centenas de quilômetros - em todas as condições climáticas, segundo a empresa.

Diversão é item de série

Engana-se quem acha que um BMW movido a célula de combustível de hidrogênio será chocho. "Muito pelo contrário", garante a empresa. Segundo o comunicado, a dinâmica de direção típica da marca fornecida pelo trem de força elétrico gera nada menos que 374 cv.

O sistema de propulsão do BMW i Hydrogen Next combina a tecnologia de célula de combustível com a BMW eDrive de quinta geração - que já pode ser experimentada no recém-apresentado iX3 e em breve no iX e i4. A energia é gerada na célula a combustível como resultado de uma reação química entre o hidrogênio transportado pelo veículo e o oxigênio do ar.

BMW deve lançar em breve carros elétricos movidos por células de combustível de hidrogênio
BMW deve lançar em breve carros elétricos movidos por células de combustível de hidrogênio
Crédito: Divulgação
toggle button

Um conversor localizado abaixo da célula de combustível ajusta a voltagem para a do motor elétrico, que alimenta o veículo. A energia armazenada em uma bateria também é usada para manobras de aceleração dinâmica e pequenas explosões de velocidade para ultrapassagens. Como resultado, o sistema oferece os 374 cv - que corresponde à potência do motor a gasolina de seis cilindros mais forte utilizado atualmente pelos modelos BMW.

O hidrogênio necessário para abastecer a célula a combustível é armazenado em dois tanques de 700 bar feitos de resina reforçada com fibra de carbono, que juntos suportam até 6 kg de hidrogênio. Sua reação é controlada com o oxigênio na célula de combustível - que a partir daí gera eletricidade. Como resultado, o que sai do escapamento dos modelos é nada mais que... vapor d’água.

Comentários