BMW prepara nova moto aventureira esportiva

Conceito 9cento com motor bicilíndrico de média capacidade dá pistas de como será o futuro modelo da marca alemã

  1. Home
  2. Notícias
  3. BMW prepara nova moto aventureira esportiva
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW aproveitou o famoso Concorso d´Eleganza Villa d'Este, realizado na Itália entre 25 e 27 de maio, para apresentar uma nova moto conceito, a Concept 9cento (lê-se “novecento”). O modelo dá pistas de como deverá ser a nova aventureira esportiva da marca alemã, segundo comunicado da própria empresa. "Criamos uma moto que combina potência suficiente com características sport-touring e, acima de tudo, muita diversão, por isso é um pacote atraente”, explicou o Head de Design da BMW Motorrad, Edgar Heinrich.

icon photo
Legenda: BMW Concept 9cento
Crédito: Divulgação

Apesar do design futurista, as linhas da 9cento lembram muito a S 1000XR, a aventureira esportiva com motor de quatro cilindros que combina emoção e desempenho com uma vocação para viagens. Entretanto, o novo conceito utiliza um motor de dois cilindros paralelos de médio porte – daí o nome 900. A BMW não especifica a capacidade cúbica, mas externamente o propulsor se assemelha muito ao bicilíndrico da linha F 800GS.

Com visual compacto e a proporção esportiva – com volume concentrado na dianteira e a traseira minimalista – a 9cento deve ser a resposta da BMW para o sucesso de modelos como as Yamaha Tracer 900 e 700, Ducati Multistrada 950 entre outros.

 Bmw Concept 9cento
Legenda: Bmw Concept 9cento
Crédito: Divulgação

“Ela reúne o melhor dos segmentos esportivo, aventureiro e touring... em uma categoria que não tinha este tipo de modelo da BMW antes. O conceito 9cento é nossa interpretação de uma moto versátil e moderna para o novo segmento médio", confirma Heinrich. As aventureiras esportivas médias têm feito sucesso na Europa. Os modelos combinam a posição de pilotagem ereta e as suspensões de longo curso das aventureiras com as rodas aro 17 e a esportividade das nakeds.

A BMW conceito 9cento aposta nessa mesma receita. Segundo os engenheiros da marca, as suspensões têm garfo telescópico invertido, na dianteira, e um monoamortecedor fixado diretamente à balança, na traseira. Ambas têm longo curso e foram projetadas para serem ideais para uma viagem. As rodas de liga-leve têm 17 polegadas e calçam pneus de perfil esportivo.

 Bmw Concept 9cento
Legenda: Bmw Concept 9cento
Crédito: Divulgação

Na parte ergonômica, a BMW apostou em uma posição ereta com assento baixo para proporcionar conforto em longas distâncias. Nesse quesito, a 9cento, diferentemente de outros conceitos, traz até um pequeno parabrisa na carenagem frontal para proteger piloto e garupa das intempéries.

O painel digital com tela colorida de TFT de 6,5 polegadas é o mesmo, ou bastante semelhante, das novas R 1200 GS. Outro indício de que o conceito deverá mesmo entrar em produção.

VEJA TAMBÉM

LEVE E MODERNA

Como conceito a 9cento traz métodos inéditos em sua construção. A estrutura do quadro é reforçada com lã de fibra de carbono: não só reduz o peso total da moto, mas também liga o design tridimensional do trem dianteiro ao suporte traseiro de alumínio. O espaço visível entre o triângulo da estrutura e o assento destaca ainda mais o princípio da construção leve.

Na cobertura do tanque, no suporte das pedaleiras e no subquadro traseiro a marca utilizou alumínio com ranhuras. O objetivo era recriar o mesmo efeito visual de um mapa topográfico de elevação.

icon photo
Legenda: Bmw Concept 9cento
Crédito: Divulgação

Outra novidade é o exclusivo sistema de malas laterais. Quando instaladas as malas servem também para aumentar o conforto da garupa, ampliando a área do assento. Sem as malas, a 9cento se assemelha à uma naked esportiva. Com elas, transforma-se em uma sport-touring.

O sistema de iluminação todo em LED da Concept 9cento reflete, deliberadamente, características extraídas do segmento Adventure Sport. O farol é de estilo moderno, apresentando dois elementos de lâmpadas simétricas, o que cria um design de iluminação que torna a moto conceito instantaneamente reconhecível como uma BMW.

Caso repita o que já fez com outros conceitos, como a Concept 101, que deu origem à K 1600B, a 9cento deverá mesmo ser produzida. E, quem sabe, chegar ao mercado em, no máximo, dois anos. Vamos torcer.

 BMW Concept 9cento
Legenda: BMW Concept 9cento
Crédito: Divulgação
Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors