BMW Série 7, o sedã que vai "se dirigir" sozinho

Modelo é o primeiro autorizado a combinar assistências de níveis 2 e 3. Motorista terá que intervir apenas eventualmente

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BMW Série 7, o sedã que vai "se dirigir" sozinho
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW é a primeira fabricante de automóveis no mundo a receber aprovação para combinar assistências à condução de Nível 2 (BMW Highway Assistant) com um sistema de Nível 3 (BMW Personal Pilot L3) no mesmo veículo. O modelo escolhido para isso é o luxuoso sedã Série 7. Quer entender como toda essa traquitana funciona? Confira abaixo:

Nível 2 - BMW Highway Assistant

O Nível 2 de assistência à condução melhora o conforto em viagens de longa distância. Trabalha em velocidades de até 130 km/h e é, na prática, uma função adicional do Assistente de Direção e Controle de Faixa, que pode ser usado em autoestradas com vias separadas estruturalmente. Nessas estradas, o motorista pode tirar as mãos do volante por períodos mais longos e posicioná-las confortavelmente, desde que continue a prestar atenção ao que está acontecendo na estrada e possa retomar o controle do volante a qualquer momento.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Com as assistências, o motorista poderá tirar as mãos do volante e fazer outras coisas - como ver um filme, por exemplo
Crédito: Divulgação
toggle button

Enquanto estiver rodando no modo parcialmente automatizado, o BMW Série 7 também faz mudanças de faixa sem que o motorista precise segurar novamente o volante. Isso é possível graças ao Assistente Ativo de Mudança de Faixa, que realiza os movimentos de direção necessários para a manobra de ultrapassagem e ajusta a velocidade do veículo de acordo com o tráfego. Além disso, o motorista pode iniciar uma mudança de faixa sugerida por este sistema simplesmente olhando no retrovisor para confirmá-la. Incrível, não?

Nível 3 - BMW Personal Pilot

O Nível 3 permite que o motorista tire as mãos do volante e desvie, temporariamente, a atenção da estrada. O BMW Personal Pilot L3 do Série 7 assume a tarefa de dirigir o carro em certas condições, mas apenas em velocidades de até 60 km/h. Sistemas automatizados assumem completamente a condução em situações específicas, como congestionamentos em autoestradas.

Assim, o motorista pode até fazer outras coisas a bordo, como chamadas telefônicas, ler, escrever mensagens, trabalhar ou assistir vídeos. No entanto, o motorista deve sempre estar preparado para retomar o controle em poucos segundos quando solicitado pelo carro - por exemplo, em áreas de obras na estrada.

O primeiro modelo a usar as duas assistências combinadas é o sedã Série 7
Crédito: Divulgação
toggle button

Quanto custa o pacote de assistência à condução?

O BMW Highway Assistant e o Driving Assistant Professional fazem parte do opcional BMW Personal Pilot L3. Na Alemanha, primeiro lugar do mundo onde será disponibilizado, o conjunto será oferecido por 6 mil euros (€ 6.000) - o equivalente a cerca de R$ 35.500 em conversão direta. Quem já comprou o carro com opcional BMW Personal Pilot L3 poderá adicionar o BMW Highway Assistant às suas funções sem custo adicional a partir de 24 de agosto.

Tags:BMW
Comentários
Wid badge