BMW X5, o novo híbrido plug-in feito no Brasil

Produção do modelo, primeiro eletrificado da marca feito na América do Sul, já começou na planta de Araquari (SC)

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BMW X5, o novo híbrido plug-in feito no Brasil
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O BMW X5 híbrido plug-in começou a ser produzido em Araquari (SC). É o primeiro carro eletrificado da marca alemã a ser fabricado na América do Sul. Segundo a BMW, o X5 é o "modelo em série mais sofisticado, tecnológico e potente já fabricado no continente".

A produção começou na última sexta-feira (29/11). Segundo a marca, para que o X5 híbrido plug-in pudesse ser feito lá, os funcionários passaram por treinamentos para trabalhar com equipamentos específicos para alta voltagem, inclusive em sinergia com outras fábricas do BMW Group no mundo.

Bmw X5 Híbrido Plug In (3)
O BMW X5 híbrido plug-in começa a sair da linha de montagem de Araquari (SC)
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Segundo Maru Escobedo, Presidente e CEO do BMW Group Brasil, a decisão de produzir o X5 híbrido plug-in no Brasil seguiu uma demanda do mercado. "Nossa decisão foi incentivada pelo forte desempenho dos eletrificados do nosso portfólio no mercado brasileiro. Em 2024, um em cada quatro BMWs vendidos no país tem sido totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E o novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação", afirmou ela.

Em outubro último, o BMW Group anunciou o aporte de R$ 1,1 bilhão entre 2025 e 2028 no Brasil, para produzir novos modelos e desenvolver tecnologias globais a partir do escritório de Engenharia local.

A planta do BMW Group Brasil em Araquari (SC) já tem 10 anos de atividades e já produziu mais de 100 mil veículos. Atualmente produz também os modelos BMW Série 3 e X1, líderes de vendas em seus segmentos no Brasil, e também o X4. Tem área total de 1,5 milhão de m², com 112.893 m² de edifícios e áreas de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

O BMW X5 híbrido plug-in chega ao final da linha de montagem: pronto a para distribuição
Crédito: Divulgação
toggle button

BMW X5, o novo híbrido plug-in brasileiro

Com visual que mescla robustez e elegância, o BMW X5 tem faróis afilados e a grade em forma de duplo rim. Além disso, é equipado com o BMW Iconic Glow, uma iluminação ao redor da grade. Na traseira, as lanternas têm contornos e formatos iluminados.

Na cabine, exibe o já famoso BMW Curved Display, composto por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas para a multimídia. O sistema se tornou marca registrada nos modelos da BMW e reduz bastante o número de botões em favor do controle digital para inúmeras funções.

Já a motorização une um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv de potência com um motor elétrico de 197 cv. Juntos, entregam 489 cv de potência e 70 kgf.m de torque combinados. Integrado à transmissão Steptronic Sport de oito marchas, o motor elétrico usa um novo sistema pré-engrenagem para melhorar a entrega de torque e contribuir para um desempenho mais esportivo. O modelo acelera de zero a 100km/h em apenas 4,8 segundos.

A quantidade de energia utilizável que pode ser armazenada pela bateria de alta tensão de 25,7 kWh. Com isso, o X5 PHEV pode rodar até 70 quilômetros no modo 100% elétrico (ciclo PBEV do Inmetro). Dois carregadores de alta potência acompanham o carro - um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW.

O BMW i3 foi o primeiro automóvel 100% elétrico comercializado no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button

Ciclo de vida de baterias de veículos eletrificados

Vale lembrar que o primeiro carro 100% elétrico comercializado no Brasil foi o BMW i3, lançado em 2014. O pioneirismo continuou em 2022, quando a marca firmou parceria com a Tupy e o Senai Paraná em um projeto de reciclagem de baterias por hidrometalurgia - um processo mais sustentável que a tradicional pirometalurgia, mais utilizada atualmente.

A tecnologia envolve menos emissões de gases de efeito estufa e menor necessidade de extração de minerais pelos meios tradicionais de mineração. o projeto abre uma nova rota para uso de minerais reciclados na fabricação de baterias novas, o que contribui para a redução da dependência da matéria-prima mineral primária.

Já outra parceria firmada naquele mesmo ano, com WEG e a Energy Source, resultou no desenvolvimento de uma estação de recarga para carros eletrificados utilizando baterias usadas do BMW i3 e painéis solares.

O algoritmo da Energy Source seleciona os módulos de baterias usadas aptos para o processo de reuso "Second Life", prolongando sua vida útil em até dez anos. O gerenciador de energias WEG conectou os painéis solares e a rede elétrica ao banco de baterias, possibilitando a disponibilidade de abastecimento contínuo e o retorno do excedente energético à rede.

Comentários
Wid badge