Parece que foi ontem, mas o BWM Z3 completa três décadas do seu lançamento em 2025. O modelo foi o primeiro de uma série de esportivos que segue viva com o Z4.
O Z3 foi o primeiro roadster moderno feito em grande escala pela marca alemã. É que lá no período pré-Segunda Guerra Mundial, a BMW era mais conhecida justamente conhecida pelos seus conversíveis de dois lugares, como o belíssimo 328 dos anos 1930.
Mas o conflito mundial chegou e a BMW ressurgiu como marca de automóveis apenas nos anos 1950 com um foco diferente, com um mix de automóveis racionais e sedãs de luxo.
A BMW até tentou voltar a fazer um roadster no final dos anos 1950, com o lançamento do modelo 507. Mas o carro teve apenas 252 unidades produzidas. Outra tentativa foi o Z1, do final dos anos 1980. Mais uma vez, porém, a iniciativa fracassou, com apenas 8.000 unidades produzidas entre 1989 e 1991.
Mas voltando ao Z3. Para essa terceira tentativa de ingressar no mundo dos roadster, a BMW foi bem mais pragmática que nas apostas anteriores.
A marca vestiu o novo carro com uma carroceria de belas linhas projetada por Joji Nagashina, que aproveitava os elementos estéticos admirados dos roadster anteriores da marca.
Mas diferentemente dos antecessores, deixou as estripulias mecânicas de lado para aproveitar de maneira integral os motores de quatro cilindros - de 115 e 143 cv de potência - e a plataforma do Série 3 E36 Compact.
O resultado foi um carro de visual atraente, mas com custos competitivos para a categoria.
Mirando no mercado americano, a BMW anunciou, na época, que o Z3 seria produzido apenas na então novíssima fábrica de Spartanburg (Estados Unidos), que foi a primeira da marca fora da Alemanha capaz de montar um automóvel "do zero".
Essa foi a primeira vez que um automóvel da BMW não era produzido na terra natal da marca. Mas essa não foi a única primeira vez do esportivo da marca alemã.
O modelo foi pilotado por James Bond no filme 007 “GoldenEye” (1995). O primeiro de uma série de carros da marca alemã que dividiriam o papel de protagonistas com o lendário agente secreto do cinema.
Com o tempo, a gama de versões do Z3 foi crescendo, com a incorporação também dos motores de seis cilindros do Série 3 E36. Em 1997, foi a vez de a BMW lançar o Z3 Roadster M, modelo equipado com o mesmo motor de 321 cv de potência do modelo M3.
Os motores de seis cilindros passaram a equipar também outra novidade da linha: o Z3 Coupé, que chamava atenção pelo visual bem exótico, que remetia ao 328 Sportcoupé, de 1940.
O Z3 passou por um facelift em 1999 e permaneceu em produção até 2002, quando deu lugar ao Z4 de primeira geração. Ao todo, foram produzidas 297.087 unidades do modelo, nas carrocerias roadster e cupê.
O BMW Z3 foi oferecido de maneira oficial pela marca alemã no mercado brasileiro em sua variação roadster, então não é exatamente uma tarefa impossível achar um exemplar do conversível à venda no Brasil. Mas os preços variam bastante.
Aqui na Webmotors, boa parte dos exemplares do Z3 de quatro cilindros estão anunciados na faixa abaixo de R$ 150 mil. Já os modelos com motores de seis cilindros são mais valorizados.
Boa parte dos exemplares se aproxima dos R$ 200 mil e alguns, inclusive, ultrapassam bastante essa faixa de preços.



Email enviado com sucesso!