Perto da grandalhona sexta geração da picape Silverado e do Corvette ZR1 de absurdos 765 cv, o elétrico Bolt EV quase não pode ser percebido no estande da Chevrolet no Salão de Detroit. Pois é justamente ele um dos modelos que mais pode interessar ao público brasileiro no momento.
Isso porque é praticamente certo que o modelo seja vendido em terras tupiniquins a partir do ano que vem. Quem dá a dica é o próprio presidente da montadora no Mercosul, Carlos Zarlenga, que reforçou o objetivo da marca em ser líder em eletrificação na região. “Nós estamos procurando ser líderes no segmento de eletrificação no Mercosul e sem dúvida o começo disso será com produtos importados”, explica.
Segundo o executivo, o Bolt EV, que é o modelo de maior sucesso da marca na área de elétricos no mundo, é o candidato ideal para o Brasil. “O Bolt EV realmente é nosso carro bandeira de eletrificação hoje em dia e o Brasil, junto com a Argentina, são mercados muito importantes para a Chevrolet. Eu diria que a possibilidade está aí e o Bolt EV é o melhor veículo que a gente tem para isso”, acrescentou.
A marca inclusive já testa pelo menos uma unidade do Bolt EV no Brasil. “Eu estive dirigindo o Bolt EV por quase um mês em São Paulo e pude usá-lo normalmente como se fosse um carro normal. Essa é uma das mensagens que queremos passar aos consumidores, do que o elétrico é, antes de mais nada, um carro para ser usado normalmente”, contou Zarlenga.
O executivo não quis adiantar valores ou datas. “Queremos transmitir a ideia também de que a eletrificação não é algo inalcançável, posso assegurar que o carro não vai ser mais caro que um Camaro, por exemplo”, adiantou Zarlenga sem entrar em detalhes.
Nos EUA, o Bolt EV foi eleito o carro do ano em 2017 e tem versões partindo de 36.620 dólares (aproximadamente R$ 148 mil), valor que pode cair para cerca de 29 mil dólares (R$ 118 mil) dependendo de incentivos fiscais. No Brasil, importadoras independentes trazem o carro em torno de R$ 290 mil.
É difícil imaginar que importado oficialmente o Bolt EV possa custar menos de R$ 200 mil, valor que o colocaria acima do SUV Equinox, que oferece muito mais espaço, autonomia e potência.
O WM1 rodou pelas ruas de Detroit com o modelo no ano passado. A autonomia de 380 quilômetros surpreendeu, assim como o espaço interno. Confira a avaliação que fizemos por lá com o modelo.