Apenas no ano passado, na Alemanha, foram registrados 30 mil acidentes com motos, 600 deles com mortes. Para reduzir esses números, a alemã Bosch, em parceria com a Autotalks, Cohda Wireless e a italiana Ducati, desenvolveu uma tecnologia que permite que "motocicletas e carros conversem entre si, criando um escudo de proteção digital para motociclistas".
Os veículos conseguem trocar informações entre si até dez vezes por segundo. São enviados dados sobre o tipo de veículo, a velocidade, a posição e a direção em um raio de centenas de metros, muito antes que os condutores – ou mesmo os sensores – detectem a presença do outro.
Em ultrapassagens, por exemplo, o sistema avisa o motorista e por um alerta no painel do carro e o motociclista por meio de um aviso sonoro sobre o perigo de executar a manobra. A comunicação entre os veículos pode ser essencial para a redução do número de acidentes. A marca ainda não divulgou quando a tecnologia começará a ser aplicada aos veículos.
Comentários