Bosch desenvolve jato para evitar queda de moto

Tecnologia experimental usa pequenos jatos de ar nas laterais para contrabalançar o veículo nas curvas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Bosch desenvolve jato para evitar queda de moto
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Bosch, empresa alemã que produz itens como freios ABS e controle de estabilidade, está desenvolvendo uma tecnologia experimental de segurança para motos que usa jatos de propulsão aeroespacial para ajudar a evitar quedas.

O sistema usa dutos de gás pressurizado instalados nas laterais e funciona assim: sensores detectam quando a motocicleta está perdendo a aderência, por exemplo, em uma pista molhada e durante uma curva. Aí o jato entra em ação, "empurrando" o veículo no sentido oposto, ajudando o motociclista a recobrar o equilíbrio.

Os jatos de alguma forma cumprem papel semelhante ao de um airbag e funciona de forma parecida: da mesma forma que a bolsa inflável, só pode ser utilizado uma vez e, uma vez acionado, é preciso reinstalar o equipamento - preços ainda não foram anunciados, nem quando a tecnologia será lançada no mercado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No vídeo acima, uma moto adaptada com rodinhas laterais, para evitar quedas, tem o sistema de jatos ativado, que ajuda a evitar uma provável queda. O jato é acionado muito rapidamente e sai da carenagem lateral do veículo. Que tal, achou boa a ideia?

Comentários