Botões físicos são melhores que touch, diz teste

Estudo realizado na Suécia indica que motoristas levam mais tempo para executar funções básicas em carros com telas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Botões físicos são melhores que touch, diz teste
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Símbolo máximo de modernidade nesses tempos de carros conectados (e cada vez mais parecidos com smartphones), as telas sensíveis ao toque levaram à redução do número de botões físicos até mesmo nos automóveis de entrada.

Mas acredito que muita gente vai concordar comigo: em termos de usabilidade, nada substitui os "velhos" botões físicos. Agora, os fãs dos carros da velha guarda ganharam o reforço de um estudo feito pela publicação sueca Vi Bilägare.

Mg Marvel R Press Kit 08
Operar o SUV MG Marvel R exigiu um tempo quatro vezes maior do que no analógico Volvo V70
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Foram avaliados onze carros atuais de diferentes fabricantes, nos quais os motoristas tinham que realizar quatro tarefas simples (mudar a estação de rádio, ajustar o ar-condicionado, zerar o hodômetro e reduzir a luminosidade do painel) enquanto guiavam a 110 km/h.

Um detalhe: os condutores tiveram tempo para treinar a execução dos comandos antes do teste "pra valer". O tempo de reação, então, foi comparado com o exigido para a execução das mesmas tarefas em um carro "analógico": um Volvo V70 do início do anos 2000.

Pois o melhor carro do teste foi justamente o analógico Volvo V70. Foram necessários apenas 10 segundos para a execução das quatro tarefas em seus botões físicos. Já o pior resultado foi o obtido pelo SUV sino-britânico MG Marvel R, que exigiu 44,9 segundos (!).

Curiosamente, o modelo da MG tinha a maior multimídia do teste, com uma tela de 19,4 polegadas. A lista também traz carros disponíveis no Brasil, como o elétrico BMW iX (30,4 segundos), o Mercedes-Benz GLB (20,2 segundos) e o Subaru Outback (19,4 segundos).

Comentários
Wid badge