A frota brasileira de automóveis começa a acelerar no ritmo de eletrificação. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) aponta que, no primeiro semestre de 2022, foram licenciados no Brasil 3.395 automóveis com propulsão elétrica.
Esse volume de emplacamentos de carros elétricos no semestre é 19% maior do que o do acumulado de todo o ano de 2021, quando foram registrados no Brasil 2.851 automóveis "a bateria".
Na comparação com 2020, o resultado é ainda mais gritante: aumento de 324%. Isso mesmo com os automóveis "plugados na tomada" ainda restritos a uma faixa elevada de preços: o mais acessível é o subcompacto iCar, da Caoa Chery, que sai por R$ 139.990.
Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, além do aumento da oferta de modelos e do alto preço dos combustíveis, um fator importante para esse crescimento da aceitação dos carros elétricos no Brasil é a gradual melhoria da infraestrutura de carregamento.
- Já há em torno de 1.500 eletropostos disponíveis hoje nas principais cidades e rodovias, devendo chegar a 3 mil até o final do ano e a 10 mil em três anos -, destacou, em nota divulgada pela entidade.
Recentemente, a Petrobras inaugurou em Roseira (SP) o primeiro dos mais de 70 eletropostos com fontes de recargas rápidas e ultrarrápidas que a distribuidora, por meio da Vibra, pretende instalar até o fim de 2023. Já a Shell inaugurou o seu primeiro eletroposto na capital paulista e anunciou que pretende aumentar sua rede para 35 pontos de recarga.
1. Volvo XC40 Recharge - 629
2. Renault Kangoo Z.E. - 393
3. Volvo C40 - 370
4. JAC E-JS1 - 317
5. Mini Cooper S E - 217
6. Nissan Leaf - 208
7. Renault Zoe - 191
8. Fiat 500E - 164
9. Citroën e-Jumpy - 148
10. Porsche Taycan - 147