A produção em série dos dois começará em agosto, e o início das vendas está previsto para acontecer em setembro.
O Dolphin Mini, carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024, será o primeiro modelo 100% nacional da marca, seguido pelo Song Pro, nas versões GL e GS.
Ambos foram mostrados durante o evento. Já sedã King, outro híbrido, também deve entrar em produção nos próximos meses, segundo a fabricante. Mas não foi exposto em meio às linhas de montagens.
A fábrica de Camaçari, que no passado pertencia à Ford e produzia os modelos Ka e EcoSport, passou a ser da BYD após um investimento de R$ 5,5 bilhões. Ela ocupa 4,6 milhões de metros quadrados.
Inicialmente, o local deve operar em regime SKD (veículos parcialmente montados). Mas deve evoluir em escala até a produção completa ao longo dos próximos anos - no meio do caminho, o regime muda de SKD para CKD, no qual os veículos chegam importados completamente desmontados e aí são totalmente montados na fábrica nacional.
No final, promete ter estampagem, pintura, soldagem e motorizações locais — incluindo o desenvolvimento de um motor híbrido flex em parceria com engenheiros brasileiros.
A planta tem capacidade inicial para 150 mil carros por ano, com expansão prevista para até 300 mil na segunda fase. Segundo a BYD, mais de mil pessoas já atuam no local e outras três mil vagas serão abertas até o fim deste ano.
Aproveite também:
Comentários