O canal de notícias da Webmotors

Dolphin Mini vende mais que todos os rivais juntos

Modelo da BYD vendeu até agora, em fevereiro, mais de 1.900 unidades em um mercado de pouco mais de 3.600 emplacamentos

por Marcelo Monegato

O BYD Dolphin Mini não tem rivais no Brasil. Aliás, nem todos os concorrentes juntos conseguem desbancar o pequeno hatch chinês 100% elétrico. De acordo com informações obtidas pelo WM1, o número de emplacamentos do "Dolphinho" em fevereiro é maior que a soma das vendas de todos os demais carros elétricos zero-quilômetro no mesmo período.
Do total de 3.690 carros elétricos emplacados até o momento - restando dois dias para acabar o mês -, o Dolphin Mini foi responsável por 1.957, enquanto todos os outros, somados, emplacaram 1.733 unidades.
Oferta Relacionada: Marca:BYD Modelo:DOLPHIN-MINI
Para se ter uma ideia do domínio do pequenino da BYD, o segundo carro elétrico mais emplacado do Brasil em fevereiro é o Dolphin, irmão maior do Dolphin Mini, com 508 veículos registrados até o momento. Já o terceiro colocado, para surpresa de muitos, não é o GWM Ora 03, mas o surpreendente Volvo EX30, que acumula 253 unidades comercializadas. O Ora 03 é somente o quarto, com 224 unidades vendidas.
Em janeiro, o Dolphin Mini já havia dado sinais de que deverá ser dominante em 2025, caso nenhum outro modelo resolva atrapalhar seus planos. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o BYD emplacou 1.725 unidades, contra apenas 510 do Dolphin e 349 do Ora 03.
E o que aconteceu no primeiro mês do ano foi apenas uma continuidade do que ocorreu 2024, ano de estreia do Dolphin Mini e período em que não teve adversários. No ano passado, o BYD foi o carro elétrico mais vendido do país, com 21.946 unidades comercializadas. O Dolphin foi o segundo, com 15.201, e o Ora 03 foi o terceiro, com 6.326 emplacamentos.

Oferta Relacionada: Marca:BYD Modelo:DOLPHIN-MINI

Dolphin Mini será fabricado no Brasil


E a tranquilidade do modelo deverá ser ainda maior a partir do segundo semestre deste ano, pois a BYD já confirmou que o modelo será um dos produzidos localmente na fábrica que está sendo construída em Camaçari, na Bahia.

Com isso, a expectativa é que a oferta de Dolphin Mini no mercado brasileiro seja mais constante. Atualmente importado da China, o hatch elétrico acaba tendo oscilações na disponibilidade, por conta da chegada de lotes.

Como é o BYD Dolphin Mini?

O Dolphin Mini é o modelo de entrada da BYD no mercado brasileiro. Desde o início de 2025, o preço parte de R$ 118.800 na opção para quatro pessoas, e de R$ 122.800 na versão para cinco ocupantes.

O subcompacto tem apenas 3,78 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,58 metro de altura, e até interessantes 2,50 metros de distância entre os eixos. O porta-malas tem capacidade para 230 litros - não é muito, mas está em sintonia com as dos demais hatches.

O BYD Dolphin Mini é 100% elétrico. Nas duas configurações o conjunto motriz é o mesmo:  motor dianteiro que gera 75 cv de potência e 13,8 kgf.m de torque. A bateria de 38 kWh proporciona autonomia de 280 quilômetros. A tração é dianteira.

Oferta Relacionada: Marca:BYD Modelo:DOLPHIN-MINI

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas