O canal de notícias da Webmotors

BYD lança superesportivo elétrico de 1.300 cv

Assinado pela YangWang, o U9 foi anunciado por R$ 1,17 milhão e pode acelerar de zero a 100 km/ em 2,3 segundos

por Lucas Cardoso

Depois de quase um ano de expectativas, o superesportivo elétrico Yangwang U9 foi oficialmente apresentado pela BYD. O lançamento feito em live transmitida da China mostrou a versão final do cupê duas portas, que tem motores capazes de render impressionantes 1.300 cv e uma série de funções peculiares, como "pular".
O preço confirmado é de 1,68 milhão de yuans (R$ 1,17 milhão, em conversão direta). A proposta da YangWang, marca de luxo da BYD, é fazer com que o valor e as credenciais do modelo o coloquem na disputa por clientes de marcas já consolidadas, como a Lamborghini e outras. Para isso, o U9 promete um desempenho surpreendente.

326 cv em cada roda

E surpreender não deve ser algo difícil, já que o superesportivo tem quatro motores elétricos — um por roda —, que geram juntos a potência de 1.306 cv. De forma prática, é como ter 326 cv entregue em cada extremidade dos eixos.
O torque também é impressionante. São 171,3 kgf.m enviados às quatro rodas. Deve ser o suficiente para dar um baita sensação de soco no estômago do motorista e do passageiro nas arrancadas.
Oferta Relacionada: Marca:PORSCHE Modelo:911
Segundo a BYD, o U9 pode ir de zero a 100 km/h em apenas 2,3 segundos, além de alcançar a velocidade máxima de 309 km/h. A bateria do tipo blade instalada no cupê duas portas tem 80 kWh de força e proporciona 450 quilômetros de autonomia - medidos no padrão chinês CLTC.

Grandalhão

Assim como na maioria dos elétricos, o sistema fica posicionado debaixo do carro, cujas dimensões são generosas. O U9 tem 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,29 m de altura e 2,90 m de entre-eixos. O peso é de 2.475 quilos.
Como havia sido prometido, o modelo oferece as curiosas funções "pulo" (jump, em inglês) garantidas pelas suspensões independentes a ar, além também da possibilidade comprovada em vídeo de andar apenas com três rodas em casos de acidente.
Os freios são a disco de cerâmica nas quatro rodas e há um sistema de modos de condução com seis opções. A tecnologia embarcada garante o nível 2 de direção autônoma.

Visual e aerodinâmica

No visual já agressivo do U9, foi adicionado ainda um grande aerofólio na traseira. A peça se conecta a uma espécie de "barbatana", que divide a tampa traseira do superesportivo. O item se junta aos outros 10 componentes aerodinâmicos para melhorar o coeficiente de arrasto e a dissipação de calor.
A cabine do superesportivo tem monocoque de fibra de carbono e bancos esportivos do tipo concha com ajustes elétricos para até 14 posições. À frente do motorista, há um computador de bordo digital com tela de 10,25 polegadas, e no centro do tablier vai uma central multimídia de 12,3 polegadas.

Comentários

Carregar mais