BYD poderá ter outra fábrica na América do Sul

Marca chinesa teria demonstrado interesse de ter um polo produtivo no Peru, segundo agência de notícias

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BYD poderá ter outra fábrica na América do Sul
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BYD poderá ter mais uma fábrica na América do Sul, além da que está sendo construída no Brasil, mas especificamente em Camaçari, na Bahia. De acordo com informações da agência de notícias Andina, a marca chinesa estuda a possibilidade de ter uma planta no Peru.

A possibilidade dessa nova unidade fabril foi mencionada pelo ministro das Relações Exteriores do país sul-americano, Javier González-Olaechea, ao destacar os pontos positivos da viagem oficial realizada junho por integrantes do governo peruano à China, que contou com a presença da presidente do país, Dina Baluarte.

Não foi cravada que tipo de fábrica seria feita em solo peruano, já que a BYD vai muito além da produção de carros de passeio. Tendo em vista que a América do Sul (especialmente Chile e Argentina) detém algumas das maiores reservas de lítio do mundo, uma unidade fabril voltada para a produção de baterias surge como uma opção.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Saiba mais

    Peru poderá ter uma fábrica da BYD; produção de baterias é uma aposta
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    A construção da fábrica da BYD no Peru também representaria mais um passo importante em torno da forte relação que o governo peruano e a China estão construindo.

    Atualmente, o país asiático é o maior investidor do novo Porto de Chancay, cidade a 60 km de Lima, capital do Peru. Este porto, que deverá ser concluído em 2024 e conta com um investimento de US$ 3,6 bilhões, passaria a ser uma porta de entrada importante e estratégica para produtos chineses, assim como para a exportação não apenas de produtos peruanos, mas também de toda a América do Sul, incluindo o Brasil.

    Fábricas da BYD no Brasil e no México

    A América Latina tem se tornado um dos pontos de maior investimento da BYD no mundo. A marca chinesa está construindo uma fábrica em Camaçari, na Bahia, no mesmo local onde era a antiga planta da Ford, para produção de automóveis de passeio com capacidade para 150 mil automóveis/ano. As primeiras unidades serão feitas em sistema CKD com peças importadas da China a partir do primeiro semestre de 2025.

    Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, começará a produzir em 2025, apenas
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Dolphin, Dolphin Mini, Yuan Plus e Song Plus deverão ser, inicialmente, os carros fabricados o Brasil. Posteriormente, como confirmado pela própria marca, a picape média Shark, lançada em março no México, também será feita em solo baiano.

    O México também terá uma fábrica da BYD. As obras terão início somente em 2025, e o foco deverá ser o mercado dos Estados Unidos, apesar de o governo norte-americano dificultar a entrada de produtos chineses no país.

    Vídeo relacionado

    Tags:BYD
    Comentários
    Wid badge