O canal de notícias da Webmotors

BYD já produz mais de 10 carros por dia no Brasil

Primeiro mês da fábrica na Bahia já botou 363 carros nas ruas; Dolphin Mini lidera embarques e King começa a aparecer

por Nicole Santana

A BYD não perdeu tempo desde que inaugurou sua fábrica em Camaçari, na Bahia. No primeiro mês de operação, outubro, 363 veículos já deixaram a linha de produção e foram enviados para concessionárias em todas as regiões do país. Ou seja: a montadora chinesa começou a cumprir rapidamente a promessa de nacionalizar parte da sua oferta por aqui.

Dolphin Mini foi o único modelo distribuído em outubro

O modelo que estreou a fase nacional da marca foi o Dolphin Mini, carro elétrico mais vendido do Brasil. Foi o único veículo distribuído em outubro — mas, em novembro, o sedã King também entrou no combo de distribuição, mostrando que o ritmo vai subir gradualmente.

E os destinos chamam atenção: o Centro-Oeste liderou os recebimentos, com 106 unidades, seguido de perto pelo Nordeste (97). Sudeste e Sul quase empataram, com 75 e 74 unidades, respectivamente, enquanto o Norte recebeu 11 carros.

A virada de mês também mostrou força: em apenas uma operação na segunda-feira, dia 3 de outubro, 87 Dolphin Mini foram embarcados em 11 caminhões-cegonha saindo da Bahia.
Além de marcar presença industrial, a BYD reforça sua estratégia para reduzir o tempo de espera nas lojas, algo que tem sido um ponto sensível diante da demanda crescente pelos modelos da marca.

Fábrica da BYD em Camaçari: ambição de gigante global na indústria brasileira

A produção em ritmo crescente faz parte de um plano ousado da BYD. A fábrica de Camaçari é a maior unidade de veículos elétricos da América Latina e já opera com capacidade de 150 mil carros por ano, podendo saltar para 300 mil na próxima fase — e até 600 mil unidades anuais com o investimento adicional já confirmado pelo fundador da companhia.

Mais que montar carros: o complexo vai concentrar uma produção completa de vários modelos da marca, e já emprega mais de 1.500 pessoas. O local — com área equivalente a 645 campos de futebol — nasce com grandes ambições: colocar a BYD entre as três maiores montadoras do país até 2028 e brigar pela liderança até 2030.
Um dos marcos simbólicos foi o 14º milhão de veículos da BYD no mundo. O carro foi produzido justamente na planta baiana - uma edição especial do Song Pro com sistema híbrido plug-in flex, desenvolvido para o Brasil, reforçando o papel estratégico do país na agenda elétrica da companhia.

Veja também

Oferta Relacionada: Marca:BYD Modelo:SONG-PRO
“Importadoras” querem 130 mil unidades em 2025

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas