A BYD é um tsunami chinês. Desde que chegou ao Brasil, inicialmente com alguns carros importados (Tan e Han), a marca já garantiu sua fábrica em Camaçari (BA), aumentou sua rede de concessionários e emplacou vários sucessos de vendas, como o SUV híbrido plug-in Song Plus e os elétricos Dolphin e Dolphin Mini – este último, o eletrificado mais vendido em abril, com 3.143 emplacamentos.
Agora, no entanto, a BYD se prepara para seu maior desafio em nosso mercado: fazer sucesso também no segmento das picapes médias com a Shark, caminhonete que está sendo lançada mundialmente nesta nesta terça-feira (14), no México, país onde será fabricada. A picape já está confirmada para o Brasil, e chegará ainda este ano.
A grande questão, no entanto, é que o mercado de caminhonetes médias no Brasil é mais conservador e um pouco avesso a novidades. Os proprietários de caminhonetes são muitos fiéis às marcas e aos modelos, e dificilmente ficam trocando de marca. O dono de uma Toyota Hilux, por exemplo, troca sua picape por uma outra Hilux. O de uma Chevrolet S10, por outra S10. E por aí vai...
Outro aspecto marcante nesse segmento é o preço. Os proprietários de picapes médias não são tão sensíveis ao valor das caminhonetes. Por isso, não basta a BYD Shark chegar com um valor extremamente atraente, pois somente isso não seduzirá os compradores. Será preciso entregar muitos benefícios em equipamentos, tecnologia e, principalmente, capacidade de trabalho (performance).
A Shark é uma picape média com sistema híbrido de propulsão. Tem dois motores elétricos (um em cada eixo) e outro a combustão, 1.5 turbo - juntos, entregam mais de 430 cv, de acordo com a fabricante. Algo completamente novo em um segmento dominado pelas brutas a combustão. Ou seja, a BYD estaria introduzindo algo completamente novo em uma categoria onde a tradição é muito forte.
A marca chinesa, no entanto, tem condições de fazer mais um pequeno estrago na concorrência com sua caminhonete. Já tem uma boa imagem no mercado brasileiro, e inclusive figura entre as 10 marcas que mais vendem carros no Brasil em 2024. Fica atrás apenas de Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota, Hyundai, Renault, Jeep, Honda e Nissan.
Agora resta aguardar.



Email enviado com sucesso!