BYD Seal híbrido e Sealion 7: vêm para o Brasil?

O sedã híbrido e o SUV-cupê vieram rodar em testes por aqui. Será que vem novidade por aí?

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Evandro Enoshita
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A BYD reservou uma surpresa para os jornalistas durante o evento de apresentação da linha 2026 dos modelos Song Pro e King, em Brotas, no interior paulista: mostrou - sem camuflagem alguma - alguns exemplares dos modelos Sealion 7 e Seal híbrido.

Mas, calma: apesar de terem vindo ao Brasil para testes - e até terem recebido na traseira os logotipos no padrão brasileiro da BYD -, tanto o sedã híbrido quanto o SUV-cupê não estão nos planos da marca chinesa para o nosso mercado.

Será que realmente a BYD não pretende trazer esses dois carros para o Brasil? Bom, na minha humilde opinião, pelo menos um deles tem boas chances de vir para o nosso mercado. Ainda que de um jeito diferente...

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    O BYD Seal híbrido é maior e menos potente que o modelo elétrico de mesmo nome
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    BYD Seal híbrido plug-in

    Mas qual é a desses dois carros que a BYD mostrou sem querer lançar?

    Vou começar pelo sedã. Apesar do nome - e do visual bem semelhante ao do Seal elétrico -, esse Seal híbrido plug-in tem boas diferenças em relação ao modelo que já conhecemos em nossas ruas.

    Na China, esse sedã é vendido com o nome de Seal 07 e é posicionado em preço bem acima do King. Afinal, estamos falando de um sedã de porte grande, com generosos 4,98 m de comprimento.

    Na China, o modelo tem uma linha de motores bem semelhante à do médio King
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    Apesar disso, o modelo é oferecido no mercado chinês em configurações de motores muito parecidas com as do King: 1.5 aspirado ou turbo, combinado com um propulsor elétrico para gerar algo em torno de 200/250 cv de potência combinada.

    Será que teria espaço por aqui? Nesse caso, a BYD está certa de deixar o Seal híbrido de fora do seu portfólio brasileiro. Afinal, o mercado de sedãs já teve dias bem melhores por aqui.

    Os três sedãs da linha atual da BYD no Brasil - Seal EV, King e Tan - somaram, no primeiro semestre, pouco mais de 7.700 emplacamentos. E quase 81% desse volume foi só do King. No mesmo período, só o SUV médio Song Pro ultrapassou os 10 mil emplacamentos.

      SUV do Seal, o Sealion 7 surpreende pelo visual refinado
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      BYD Sealion 7

      Já o Sealion 7 é uma espécie de SUV do Seal. Um SUV elétrico de pouco mais de 4,80 m de comprimento e conjunto motriz elétrico que, na configuração mais poderosa, tem dois motores e desenvolve mais de 530 cv de potência combinada.

      Além das belas linhas externas, o modelo impressiona pelo bom acabamento interno. E, se seguir o padrão de preços da China, onde custa o mesmo que o Seal, deveria custar no Brasil algo em torno de R$ 250 mil. Um belo preço para esse pacote.

      Apesar do layout interno igual ao de outros carros da BYD, o Sealion 7 é mais bem acabado e tem telas com visual mais refinado
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Então soa um tanto inexplicável que a BYD tenha decidido que o Sealion 7 não deve integrar o seu lineup brasileiro. A não ser por um pequeno detalhe chamado Denza, que é a marca de luxo da BYD.

      A Denza já confirmou que irá vender carros no Brasil. E, curiosamente, o Sealion 7 tem um equivalente dessa marca mais sofisticada: um modelo chamado de N7 que compartilha a mesma plataforma e conjunto mecânico, porém com diferenças na carroceria e interior.

      Logo, diferentemente do que diz a BYD, esse Sealion 7 tem sim chances de chegar ao nosso mercado. Ainda que com uma marca e um nome diferentes...

      O Sealion 7 compartilha a plataforma e a mecânica com um SUV chamado Denza N7
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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