BYD Shark patina novamente em fevereiro

Mesmo com descontos, a primeira picape híbrida do mercado brasileiro fechou o mês passado com menos de 100 emplacamentos

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Evandro Enoshita
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Primeira picape híbrida do mercado brasileiro, a BYD Shark ainda não emplacou por aqui. Dados divulgados pela consultoria JATO Dynamics apontam que a caminhonete média da marca chinesa teve apenas 72 unidades emplacadas em fevereiro.

Este foi o segundo pior resultado da Shark no mercado brasileiro desde o lançamento do modelo, no final de outubro de 2024. Este desempenho negativo só foi superado pelo balanço de novembro do ano passado, quando a picape eletrificada registrou apenas 49 licenciamentos.

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A BYD Shark teve menos de 500 unidades emplacadas no Brasil desde o lançamento
Crédito: Divulgação
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De outubro de 2024 a fevereiro de 2025, a BYD Shark somou apenas 491 unidades emplacadas no Brasil. Volume ínfimo perto das quase 20 mil unidades da líder das caminhonetes médias - a Toyota Hilux - no mesmo período.

Mesmo dentro de casa, o desempenho da Shark é pouco animador. Só em janeiro, o SUV médio híbrido BYD Song Pro teve quase 1.900 licenciamentos.

As vendas da picape híbrida não engrenaram mesmo com os descontos generosos oferecidos pelas concessionárias da marca. Aqui na Webmotors é possível encontrar exemplares zero-quilômetro anunciados com descontos de mais de R$ 40 mil sobre o valor de tabela, que é de R$ 379.800.

Preços promocionais que colocam a BYD Shark como uma opção até mais acessível que concorrentes a diesel, como a Ford Ranger Limited (R$ 346.600) e a Toyota Hilux SRX Plus (R$ 349.790).

A BYD Shark tem interior com acabamento caprichado e uma bela lista de equipamentos
Crédito: Divulgação
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Qual é a ficha técnica da BYD Shark?

Com 5,45 metros de comprimento, 3,26 m de distância entre os eixos, 1,97 metro de largura e 1,92 metro de altura, a BYD Shark é pouco maior que as picapes médias mais tradicionais do mercado.

Apesar do porte superior e da caçamba bem ampla - tem 1.200 litros de capacidade -, a Shark é capaz de transportar apenas 790 quilos. Capacidade inferior à da maioria das picapes médias a diesel, que gira em torno de uma tonelada.

Outra diferença da Shark em relação às concorrentes tradicionais está no conjunto mecânico, composto por um motor 1.5 a gasolina e dois motores elétricos, cada um posicionado em um dos eixos.

Com 437 cv de potência combinada, a Shark entrega um desempenho digno de carro esportivo
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O conjunto entrega potência combinada de 437 cv, que permite que a picape acelere de zero a 100 km/h em 5,7 segundos. E por ser um veículo híbrido plug-in, é capaz de rodar até 57 quilômetros no modo 100% elétrico (ciclo PBEV). O alcance no modo híbrido é de 840 quilômetros (ciclo NEDC).

Outro ponto forte do modelo é a lista de equipamentos, que tem itens como ar-condicionado automático de duas zonas, pacote ADAS, bancos dianteiros climatizados e com ajustes elétricos e multimídia rotativa com tela de 12,8 polegadas.

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