BYD: tecnologia amplia autonomia para 2.100 km

Em sua 5ª geração, sistema DM-i da marca chinesa permite consumo de 34,4 km/l e consigam marca inédita de eficiência

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. BYD: tecnologia amplia autonomia para 2.100 km
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um carro híbrido com autonomia para rodar por mais de 2 mil quilômetros? Essa é a proposta do novo sistema plug-in apresentado pela BYD. Segundo a fabricante chinesa, a 5ª geração do sistema DM-i (Dual Mode) pode registrar médias de 2,9 litros por 100 quilômetros rodados, o equivalente a 34,4 km/l.

A marca expressiva faria com que os híbridos da montadora chegassem aos 2.100 quilômetros de alcance com apenas um tanque e recarga de bateria completos. O número é superior ao de praticamente todos os modelos elétricos e híbridos vendidos até o momento.

Byd 5 Dm I Destaque (1)
A BYD promete consumo de 2,9 litros por 100 quilômetros - o equivalente a 34,4 km/l
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o DM-i de 5ª geração?

Nesse novo sistema, a BYD fez melhorias no motor 1.5 litro turbinado, fazendo com que atinja uma eficiência térmica inédita no mercado automotivo: 46,06%. Isso significa que o modelo aproveita quase que a metade de toda energia gerada na explosão do combustível.

Segundo a montadora, a marca é resultado do trabalho de equipes na ampliação da taxa de compressão (16:1) e na melhora da refrigeração, assim como no novo sistema de combustão inteligente e no uso de lubrificante variável, além de outras mudanças.

Baterias Blade: as células foram melhoradas e houve ganho de 15,9% na densidade energética
Crédito: Divulgação
toggle button

Maior eficiência e densidade das baterias

A parte elétrica também passou por ajustes para entregar maior desempenho:  a DM-i de 5ª geração tem 95% de eficiência. Ou seja, é 5% mais eficiente na comparação com o sistema antecessor.

O conjunto funciona com duas baterias do tipo Blade, sendo uma de 10,08 kWh e a outra de 15,87 kWh. As células também foram melhoradas para entregar maior densidade energética  - houve 15,9% de ganho. A segurança em relação à temperatura de operação do sistema também foi ampliada.

As novas baterias também permitem ao sistema DM-i de 5ª geração mais velocidade nas recargas. Agora, as baterias podem ser conectadas a carregadores AC de até 6,6 kW, reduzindo assim o tempo na tomada dos novos híbridos da BYD em 60%.

As mudanças também resultaram em uma maior potência de saída na função V2L (Vehicle to Load). Antes, era 3,3 kW. Agora, passou para 6 kW. Os primeiros modelos a usar a tecnologia serão os sedãs Qin L DM-i e Seal 06 DM-i.

Byd Seal 6

O Seal será um dos modelos BYD que ganharão a nova tecnologia híbrida

Comentários