Califórnia vai proibir carros a combustão até 2035

Estado americano estabelece prazo final para a venda de automóveis zero km equipados com motores a diesel ou gasolina

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Califórnia vai proibir carros a combustão até 2035
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A venda de carros novos a combustão já tem data para ser proibida na Califórnia. A Comissão de Recursos Aéreos do estado americano (CARB) determinou que, a partir de 2035, somente será permitida a comercialização de automóveis de passeio e picapes elétricas, e de um pequeno percentual de híbridos plug-in (20%).

Até a proibição definitiva, a Califórnia vai estabelecer cotas mínimas graduais para a venda de veículos zero km elétricos e híbridos plug-in.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em 2026, por exemplo, 35% dos automóveis comercializados no estado deverão ser elétricos ou híbridos plug-in. Esse percentual deverá subir para 68% em 2030.

A nova legislação não afeta os os carros a combustão usados, que poderão ser negociados e seguir rodando normalmente mesmo depois de 2035. A expectativa é que outros estados americanos sigam a Califórnia nesse banimento aos carros a gasolina e diesel.

Bmw 745le M Sport Híbrido Plug In 1
Regras vão permitir a venda de um pequeno percentual de carros híbridos plug-in além de 2035
Crédito: Divulgação
toggle button

Garantia de durabilidade

A nova legislação determina, ainda, limites para a degradação da bateria dos carros elétricos.

Em 2030, um automóvel deverá ser capaz de oferecer até 80% da autonomia de quando era zero quilômetro, mesmo depois de rodar 10 anos e 150 mil milhas (240 mil quilômetros).

Os fabricantes serão obrigados, também, a fornecer garantias de pelo menos três anos ou 50 mil milhas (80 mil quilômetros) para os componentes do conjunto motriz.

Banimento dos carros a combustão

Além do estado da Califórnia, outros mercados também se mexem para banir os carros a combustão até 2035.

Em junho, o Parlamento Europeu aprovou uma legislação bem parecida com a do estado americano para proibir a venda de automóveis a gasolina e diesel. Já a Austrália também pretende estabelecer um prazo final para os veículos movidos por motores a combustão.

Comentários