Para demonstrar as vantagens do torque instantâneo dos motores elétricos, a Toyota colocou seu protótipo de caminhão movido a eletricidade acelerando lado a lado com um modelo convencional, com motor a diesel. No vídeo, ambos os modelos trazem carga útil de 16 toneladas e o elétrico faz o percurso em 8,9 segundos, contra 14,6 segundos do utilitário a diesel. Tudo foi registrado em vídeo.
A demonstração deixa clara a vantagem, em veículos pesados, da propulsão elétrica em termos de desempenho. No caso, o caminhão da Toyota abastece suas relativamente pequenas baterias com célula de combustível, tecnologia que converte hidrogênio em eletricidade e libera apenas vapor de água no processo – o sistema de conversão é o mesmo utilizado no Mirai, sedã da marca japonesa recentemente lançado no mercado norte-americano.
Outro benefício dos elétricos é a transmissão simplificada – no caso, o Toyota conta com apenas uma marcha, já que o torque total está disponível a 1 rpm. Por outro lado, caminhões a diesel convencionais usam mais de dez marchas por conta da estreita faixa de torque máximo, o que exige manter o motor sempre em rotações baixas para não perder força.
O caminhão abastecido com hidrogênio faz parte do Projeto Portal, iniciativa da Toyota voltada ao desenvolvimento de veículos de carga não poluentes e sustentáveis. Há poucos dias, a Tesla, montadora de veículos 100% elétricos, anunciou que vai apresentar em setembro o primeiro caminhão da marca – no caso, ao que tudo indica, vai usar, como nos automóveis da Tesla, propulsão elétrica do tipo plug-in, com baterias reabastecidas na rede de eletricidade.
Ainda não há previsão de chegada ao mercado do Projeto Portal nem do modelo da Tesla.
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