A Canoo, uma startup americana criada com o objetivo de desenvolver veículos elétricos, divulgou as imagens dos furgões que serão usados para o transporte dos astronautas do programa Artemis, missão espacial liderada pela Nasa que prevê um novo pouso de uma nave tripulada na Lua ainda nesta década.

A empresa foi escolhida em abril pela Nasa para buscar um substituto dos motorhomes usados desde os anos 1980 na função de transportar os astronautas equipados das instalações administrativas do Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida, até a plataforma de lançamento - um percurso de cerca de 15 quilômetros.
Para isso, a Canoo irá fornecer até junho de 2023 três unidades especiais do seu furgão Lifestyle Vehicle, modelo com lançamento previsto no mercado americano para o fim deste ano. Os veículos devem ser capazes de levar quatro astronautas totalmente equipados para o voo, pessoal de apoio, bagagens e equipamentos.
A versão "civil" do Canoo Lifestyle Vehicle será um veículo para cargas ou passageiros equipado com motores de até 350 cv e com bateria para rodar até 250 milhas (pouco mais de 400 quilômetros). A versão cargueira terá capacidade para até 650 quilos de carga. Já as configurações para transporte de passageiros poderão levar sete pessoas, em um curioso assento na traseira que tem formato parecido com o de um sofá.
Os novos furgões elétricos da Canoo vão substituir o motorhome Airstream Astrovan projetado para a Nasa e que foi usado no transporte de astronautas no Centro Espacial Kennedy de 1983 até 2011, quando foram encerradas as operações com os ônibus espaciais.
Desde então, vários veículos foram usados de maneira improvisada para transportar os astronautas em missões espaciais lançadas dos Estados Unidos. A lista inclui desde um Mercedes-Benz Sprinter modificado até o SUV Tesla Model X.