Ninguém segura a Caoa Chery. Entre janeiro e julho deste ano, a marca sino-brasileira emplacou 33.315 automóveis no mercado brasileiro. Foi um crescimento de incríveis 150% na comparação com o mesmo período de 2023, e reflexo do sucesso dos SUVs Tiggo 5X Sport e Tiggo 7 Sport.
O bom desempenho de seus SUVs no mercado fez com que a Caoa Chery se mexesse para expandir a capacidade de produção da sua fábrica de Anápolis (GO), que atualmente é de 80 mil carros/ano. Operando em três turnos desde junho, a unidade industrial emprega atualmente 5.450 pessoas e deverá fechar o ano com 6 mil funcionários.
Além das contratações, foram adquiridos pela Caoa 165 robôs industriais - usados e provenientes da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) -, que serão empregados nas áreas de solda e pintura de carrocerias e, segundo a empresa, vão permitir um ganho de produtividade de até 45%.
Para abrigar o novo maquinário, a Caoa está ampliando a fábrica goiana, que será expandida em mais 36.172 metros quadrados, chegando a um total de 208.000 metros quadrados de área construída.
Diferentemente da maioria das fábricas de automóveis instaladas no Brasil, a unidade industrial da Caoa em Anápolis (GO) produz carros no esquema CKD, no qual os automóveis chegam desmontados em kits de peças, com as carrocerias montadas e pintadas no local.
Além dos Chery Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, são montados na unidade industrial da Caoa os Hyundai HR e Tucson, resultado da renovação do acordo entre a empresa brasileira e o grupo sul-coreano.