Carro de um fabricante, motor de outro fabricante

Essa é uma estratégia usada pelas montadoras para reduzir custos de produção. Veja cinco modelo zero-km que são assim

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Lucas Cardoso
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A cadeia produtiva de automóveis mundo afora vive num esforço eterno para reduzir os custos de produção. Nesse cenário, uma das estratégias comumente usadas é o compartilhamento de componentes entre marcas. Em alguns casos, esse componente é, nada mais nada menos, que o coração do veículo: o motor.

Ou seja, um carro de uma determinada marca usa o motor feito por outra marca. E também já houve casos de "casamento" mais sério, como a Autolatina - uma das maiores associações de montadoras que o país já teve, com a união da Ford e da Volkswagen.

Volkswagen Apolo F1
A joint-venture Autolatina deu à luz vários modelos, como o Volkswagen Apolo - irmão quase gêmeo do Ford Verona
Crédito: Divulgação
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Naquela época, mais precisamente no fim dos anos 1980, modelos como os Ford Escort e o Del Rey saíram da linha de produção com o motor Volkswagen 1.8 AP. Por outro lado, modelos como os Volkswagen Gol, Voyage e Saveiro foram equipados com o motor Ford 1.6 CHT. E também havia alguns modelos quase gêmeos, como VW Santana Quantum e Ford Royale, ou VW Apollo e Ford Verona.

A prática continua sendo adotada pelas fabricantes, especialmente nesse momento atual de grandes grupos como a Stellantis, que controla um número grande de marcas. Fizemos uma lista com cinco modelos zero-quilômetro que são movidos por motores de outras marcas.

1 - Jeep Commander

O Jeep Commander tem duas versões equipadas com motor turbo flex T270 de origem Fiat
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Lançado em 2021, o Jeep Commander tem duas versões que usam o motor turbo 1.3 GSE T270 - que foi desenvolvido pela Fiat. O quatro cilindros rende ao SUV grandalhão 185 cv de potência a 5.750 rpm e 27,5 kgf.m de torque a 1.750 rpm. O motor é casado com uma transmissão automática de seis marchas. O mesmo motor é usado em versões da Fiat Toro e do irmão na marca das sete fendas, o Compass.

2 - Citroën C3

Em sua terceira geração, o C3 usa o mesmo motor de entrada usado atualmente por modelos Fiat
Crédito: Divulgação/Citroën
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O Citroën C3 é outro modelo que compartilha a mecânica com os carros da Fiat. O motor usado é menos potente, mas ainda conhecido por sua eficiência. Estamos falando do tricilíndrico 1.0 Firefly, que rende ao hatch francês 75 cv de potência e 10,7 kgf.m de torque. Pode não ser uma usina de força, mas é econômico: o carro faz até 14,5 km/l abastecido com gasolina e 10,3 km/l com etanol. Este motor é o mesmo usado atualmente em versões dos Fiat Argo, Cronos e Mobi.

3 - Kia Niro

O SUV híbrido da Kia com visual diferentão usa o motor 1.6 GDI da família Kappa, da Hyundai
Crédito: Divulgação
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Também parte de um mesmo grupo, Kia e Hyundai compartilham uma série de tecnologias para reduzir custos. O acordo, é claro, inclui os motores. Atualmente, o  SUV Niro é um dos carros que aproveitam a mecânica desenvolvida pela Hyundai. O híbrido usa o quatro cilindros 1.6 da família Kappa, da Hyundai, associado a uma unidade elétrica. Em conjunto, os dois rendem até 141 cv.

4 - Renault Duster

O motor 1.6 SCe da Renault tem outro nome quando usado em carros da Nissan
Crédito: Divulgação
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Desde 1999, Renault e Nissan fazem parte de uma aliança global. A proposta, assim como nos casos citados acima, influenciou diretamente na motorização dos carros lançados por uma e por outra até aqui. No caso da montadora francesa, por exemplo, o motor quatro cilindros 16 válvulas 1.6 SCe veio é, na verdade, o propulsor japonês HR16, da Nissan, rebatizado.

O conjunto motriz é oferecido em quase todos os modelos vendidos pela Renault. No caso da linha Duster, o propulsor entrega até 120 cv e 16,2 kgf.m de torque, em versões com câmbio manual e automático CVT.

5 - Chevrolet Onix

O motor turbo 1.0 usado no Onix vem de um projeto da Opel
Crédito: Divulgação
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Esse não é um caso propriamente de motor compartilhado, mas sim de projeto aproveitado. Os motores família CSS Prime, como o 1.0 turbo usado pela Chevrolet no Onix e no Onix Plus são, na verdade, oriundos da Opel - antiga parceira britânica da marca. O propulsor estreou junto com a segunda geração dos compactos, em 2019.

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