Carro do futuro terá várias tecnologias; conheça

Em exercício de imaginação, levantamos ideias (com tecnologias que já existem) de como pode ser o carro do futuro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carro do futuro terá várias tecnologias; conheça
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Não é difícil imaginar como será o carro do futuro, tamanha a quantidade de novidades que vemos diariamente sobre automóveis. Tecnologias que já vemos empregadas em alguns modelos atuais prometem fazer parte de forma mais cotidiana e massificada do cenário automotivo, o que imaginamos ocorrerá, quem sabe, daqui dez ou 20 anos.

Resolvemos, portanto, fazer um exercício de imaginação e levantar cinco tecnologias que um carro poderá oferecer até lá. Vale lembrar, sempre, que este conteúdo é apenas especulativo e que, no fim das contas, só o tempo irá dizer para qual rumo o setor automotivo irá seguir. Concorda ou discorda? Deixe seu comentário no pé desta reportagem!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como será o carro do futuro

1. Autônomo

É fato que as tecnologias caminham para esse sentido. A maioria das marcas de luxo (como Volvo, BMW, Porsche, Mercedes-Benz, Audi etc.) já oferece tecnologias semi-autônomas de condução, que permitem que os automóveis trafeguem sem intervenção do motorista em estradas e situações de congestionamentos.

Também sabemos que as marcas já têm tecnologia mais avançada e que, por ora, os modelos só não as disponibilizam porque ainda faltam estrutura nas ruas e leis que regulamentem seu uso - afinal, se um carro autônomo atropelar uma pessoa, a culpa será do motorista ou do fabricante? Enquanto essa dúvida não tiver resposta, os carros ficam cada vez mais independentes e inteligentes.

Até a Sony já mostrou seu carro 100% autônomo para o futuro
Crédito: Rodrigo Ferreira/WM1
toggle button

2. Compartilhado

O mercado também pode mudar. Já vemos desde de 2015, quando a Uber foi lançada, uma migração de antigos donos de automóveis que venderam seus carros para passar a rodar apenas por meio de caronas por aplicativos. Esse compartilhamento de automóveis pode ser um dos caminhos dos fabricantes, que deixariam de lutar por rankings entre modelos mais vendidos para oferecer aluguéis.

Já existe lá fora, por exemplo, carros parados nas ruas disponíveis para empréstimo. Você coloca seu cartão, paga, desbloqueia o automóvel e dirige até onde precisa. No destino, você deixa o carro onde quiser e um empregado da empresa de aluguéis busca o veículo para você - e o deixa na ilha de compartilhamento mais próxima de lá. Algo que, no Brasil, hoje acontece com patinetes e bicicletas.

Volkswagen já apresentou um conceito de carro autônomo e compartilhável
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Elétrico

Esse é outro caminho que não tem escapatória. Em prol da saúde do planeta, várias marcas já afirmaram querer seu futuro elétrico nos próximos anos. Combustíveis fósseis como a gasolina ou com matérias-primas renováveis, como o etanol, emitem muitos poluentes e passaram a ser uma preocupação da indústria, isso é outro fato.

O carro do futuro, apostamos, será elétrico, autônomo e também, em muitos casos, compartilhável. O preço da bateria vai cair, mas enquanto os valores forem elevados, esse tipo de energia não será acessível a todos. Outra coisa que deve mudar bastante daqui a dez ou 15 anos.

Jaguar I-Pace foi um dos carros elétricos lançados no Brasil em 2019
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Conectado

Outra característica do carro do futuro será a conexão da máquina com o motorista - ou, no caso de veículos autônomos, do responsável pelo controle do veículo. Por meio da internet 5G (ou, por que não viajar e pensar em 6G, 7G), o smartphone da pessoa irá se conectar ao smartcar e assim será criada uma ligação automática e inteligente.

Em filmes futuristas já vimos cenas em que o "motorista" apenas pensava para onde queria viajar e o carro respondia. Com isso, o para-brisas deve se tornar uma verdadeira central de informações e trazer dados como a velocidade, condições de trânsito, mapas etc. Isso nos leva ao último item dessa nossa lista.

Sistema MBUX Hyperscreen promete carros da Mercedes-Benz cada vez mais conectados e inteligentes
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Super equipado

É totalmente factível pensar que o carro do futuro será elétrico, autônomo, compartilhado, conectado e extremamente bem equipado. Novas tecnologias deverão surgir nos próximos anos - como, por exemplo, as câmeras externas utilizadas pelo Audi e-tron que colocou em xeque o futuro dos retrovisores.

Por que não imaginar, por exemplo um carro que oferece tecnologia de realidade aumentada para os ocupantes? Como o veículo deixará de oferecer uma série de componentes nessa "transformação" (falamos de motor, caixa de câmbio, posicionamento dos bancos etc), é possível sonhar com um modelo em que todos os bancos sejam virados para dentro e que permita aos passageiros ver um filme. Por que não? Deixe sua opinião abaixo e divirta-se!

Ressignificação do carro foi tema de uma live da Webmotors. Como você acha que ele vai ser em 15 anos?
Crédito: Divulgação
toggle button
Tags:Lista
Comentários