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Marca lança carro elétrico com bateria não inclusa

Modelo lançado pela malaia Perodua custa o equivalente a R$ 100 mil e pode rodar mais de 440 quilômetros

por Evandro Enoshita


- A maiala Perodua lançou o QV-E, o primeiro carro elétrico da empresa;
- O QV-E é um hatch compacto com motor de 204 cv de potência e que roda mais de 440 quilômetros com uma carga;
- Uma particularidade do modelo é que o carro é vendido sem a bateria, que é oferecida pela Perodua somente em um plano de assinatura mensal. A fabricante alega que essa estratégia tem a vantagem de entregar um carro elétrico completo e mais acessível, além de uma garantia vitalícia para a bateria motriz;

A malaia Perodua pode até ser uma marca de automóveis desconhecida no Brasil. Mas já soma mais de 30 anos de história no país do Sudeste Asiático. Só que eu não vim aqui falar dessa curiosidade do mundo das quatro rodas, mas do QV-E, o primeiro carro elétrico da empresa. Um carro que tem como principal particularidade não vir acompanhado da bateria motriz.


Por 80 mil ringgit (cerca de R$ 100 mil em conversão direta) você leva o hatch compacto de visual esportivo - mede 4,17 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,68 m - e equipado com um motor 204 cv de potência e acelera de zero a 100 km/h em 7,5 segundos. A bateria que equipa o QV-E tem 52,5 kWh e permite ao hatch rodar até 445 quilômetros (ciclo NEDC).




O modelo também é bem equipado, com itens como faróis de LED com acendimento automático, banco do motorista com ajustes elétricos, seis airbags e um pacote ADAS completo, com itens como controlador adaptativo de velocidade, assistente de manutenção em faixa e frenagem autônoma.
No papel, o QV-E é mais potente e equipado e ainda custa bem menos que o o concorrente direto ORA 03, que por lá não sai por menos de 109.800 ringgit (cerca de R$ 143.000).

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Tá. Mas quanto eu pago pela bateria? 

No caso do Perodua QV-E, o único jeito de "adquirir" o componente fundamental para o carro ser um carro e por meio de uma assinatura, de 275 ringgit (cerca de R$ 357) por mês.

Por mais bizarro que isso possa parecer, a Perodua se defende com um argumento que até faz - certo - sentido. Como a bateria é de propriedade do fabricante do automóvel, o proprietário do automóvel tem uma garantia vitalícia e não precisará arcar com possíveis custos de substituição do componente após o fim da garantia de fábrica do QV-E, que é de seis anos ou 150.000 quilômetros.

E você? Compraria um carro elétrico sem a bateria inclusa?




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