Acredite: carro elétrico no Brasil já pode ser realidade! Isso porque o mercado de carros seminovos e usados movidos a bateria já começa a mostrar sinais de democratização.
Embora modelos zero-quilômetro ainda tenham preços elevados, uma busca rápida na Webmotors revela que já é possível encontrar veículos elétricos por menos de R$ 80 mil - valor que os coloca na faixa dos modelos "populares", isso dentro da atual realidade.
Entre os destaques estão modelos compactos voltados para o uso urbano, com autonomia suficiente para o dia a dia e manutenção mais simples que a dos carros a combustão.
Note que a maioria das ofertas inclui veículos com menos de três anos de uso, histórico de revisão e quilometragem baixa, aspectos que reforçam a viabilidade da compra para quem quer entrar no mundo dos modelos elétricos sem gastar muito.
Esses carros, hoje, são a "porta de entrada" para a mobilidade elétrica, especialmente nas grandes cidades - onde o custo por quilômetro rodado e os benefícios ambientais fazem diferença.
A lista inclui carros de marcas como JAC, Renault e Caoa Chery, e mostra que o futuro da eletrificação pode ser mais acessível do que se imagina.
Encontramos uma unidade em São Paulo (SP) com 63 mil quilômetros rodados por R$ 76.900. Trata-se de um modelo 2022/2023. O carrinho é completo e, segundo a loja, foi inteiramente periciado.
Para quem curte sedãs, há uma unidade do Caoa Chery Arrizo 5e pelos mesmos R$ 76.900 cobrados pelo Kwid E-Tech acima. Ela está em Tangará da Serra (MT) e tem 60 mil quilômetros rodados.
Lembra do JAC J2, aquele subcompacto com motor fortinho que a marca chinesa vendeu no Brasil no começo da década passada?
Pois saiba que a empresa chegou a vender por aqui há alguns anos uma versão elétrica baseada naquele carrinho, chamada de iEV20. E nós achamos uma unidade 2020/2021 com 15 mil quilômetros rodados em Gravataí (RS) por R$ 76.990.
O "substituto" do JAC iEV20 foi o e-JS1, outro subcompacto da marca chinesa - este porém com mais "pedigree" por dividir plataforma na China com carros da Volkswagen por meio de uma joint-venture.
Encontramos um em Mogi Guaçu (SP) por R$ 74.990. É 2022/2023 e tem mais de 122 mil quilômetros rodados, mas o anúncio diz que o carrinho está inteiro e que ainda tem quatro pneus novos.
Finalizamos a lista com o subcompacto da Caoa Chery, o iCar, que, vale dizer, não emplacou como a marca previa - hoje uma unidade zero-quilômetro custa R$ 119.990.
Pois em Curitiba (PR) há uma unidade 2022/2022 por R$ 77.900 com apenas 42 mil quilômetros rodados. O anúncio não diz nada sobre o carro, mas se você ficou interessado, fique atento: o preço é cerca de R$ 6 mil menor que o valor da Fipe. Vale ver o carro de perto antes de fechar o negócio!