SSC Tuatara se torna o carro mais rápido do mundo

Supercarro americano desbanca Agera e Chiron e é agora o modelo de produção mais veloz do planeta

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. SSC Tuatara se torna o carro mais rápido do mundo
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Adeus, Koenigsegg Agera RS. Adeus, Bugatti Chiron. O reinado de vocês acabou. O SSC Tuatara se tornou o carro de produção mais veloz do planeta. O anúncio foi feito pelo fabricante na segunda-feira (19). Empurrado por motor 5.9 V8 biturbo de 1.774 cv e 176,9 kgf.m de torque, o supercarro americano atingiu velocidade máxima de espetaculares 508,73 km/h. Digno de carro mais rápido do mundo!

SSC Tuatara Carro mais rápido do mundo
Coeficiente de arrasto de apenas 0.279 cx favorece o SSC Tuatara em altas velocidades
toggle button

A média foi obtida na rota 160, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A estrada é a mesma na qual o Agera RS atingiu, em 2017, 447,19 km/h. O responsável por guiar o Tuatara foi o piloto Oliver Webb. O britânico, que já competiu na Indy Lights, venceu a European Le Mans Series, na classe LMP2, em 2014.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Com Webb no comando, o supercarro da Shelby Supercars – que não tem relação alguma com o lendário Carroll Shelby – alcançou velocidade final de 532,8 km/h. No entanto, vale como recorde a média das máximas nos dois sentidos da rota 160.

O carro mais rápido do mundo nasceu ainda no início desta década. O Tuatara era um protótipo antes de ser produzido em série. Além do generoso motor V8 5.9, o desempenho do Tuatara é favorecido pelo peso: apenas 1.247 kg. Para completar, o coeficiente de arrasto do modelo é de lindos 0.279 cx.

SSC Tuatara Carro mais rápido do mundo
Supercarro da Shelbycars desbancou pesos-pesados como Koenigsegg Agera RS e Bugatti Chiron
toggle button

Com o recorde, o SSC Tuatara desbanca o já mencionado Koenigsegg Agera RS e o Bugatti Chiron Super Sport 300+, que atingiu velocidade máxima de 490,84 km/h na pista de testes da Volkswagen em Ehra-Lessien, na Alemanha. Só que rola uma controvérsia: muita gente desconsidera o recorde do Chiron, pois o Bugatti fez o teste de aceleração uma única vez.

Quer ter o carro mais rápido do mundo na sua garagem? Bem... É importante que a gente ressalte que o Tuatara não é um veículo de produção usual. O modelo da Shelby Supercars custa 1,62 milhão de dólares, o equivalente a R$ 9,02 milhões em conversão direta (cotação de 20/10). Tem que ser muito "ligeiro" para ter um desses na garagem.

Assista ao momento em que o SSC Tuatara se tornou o carro de produção mais rápido do mundo:

Comentários