Carro-robô que combate incêndios já está em testes

Tanque robotizado criado para vencer chamas florestais pilotado por controle remoto foi apresentado em Los Angeles (EUA)

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carro-robô que combate incêndios já está em testes
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um carro-robô extremamente útil para situações de incêndios florestais, como os que acontecem no Brasil e em vários lugares do mundo, foi apresentado nos Estados Unidos. Chamado de Thermite RS3, o equipamento até já ajudou bombeiros a combaterem as chamas que invadiram uma empresa de tecidos em Los Angeles, na Califórnia.

É um super carro-robô que tem nome de superesportivo da Audi. O RS3 é pilotado por controle remoto, tem motor de cinco cilindros e tração nas quatro rodas (que deslizam sobre esteiras, como um tanque de guerra). Além de mangueiras d'agua, ele também pode remover detritos e é equipado com um guincho que suporta mais de três toneladas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O Thermite RS3 foi projetado pela empresa norte-americana Howe and Howe Technologies. O motor de cinco cilindros mencionado é turbodiesel, feito pela marca japonesa Yanmar: tem quase 37 cv de potência e velocidade máxima de 13 km/h - mas lembre-se que seu foco é totalmente diferente do que estamos acostumados.

Carro-robô Thermite RS3 tem nome de Audi, mas combate incêndios e remove detritos
Crédito: Divulgação
toggle button

E o preço? Acredite, é muito maior que o de um... Audi RS3. Segundo a Howe and Howe, o equipamento teve um investimento de US$ 278 mil (mais de R$ 1,5 milhão) para ser construído. O valor não foi bancado pela cidade, e sim uma doação da Los Angeles Fire Department Foundation (LAFDF), fundação que financia e fornece tecnologia ao corpo de bombeiros da região.

Agora que conhecemos o Thermite RS3, admiramos ainda mais seu trabalho. Nas próximas semanas, sua missão será resgatar animais de grande porte em situações de risco em regiões incendiadas ao redor do estado. Quem sabe não possamos ter um desse também para nosso Pantanal?

Veja como é o Thermite RS3 em vídeo

Comentários