Baixos e largos, esse é o lema de muitos preparadores que apresentam seus projetos no SEMA. Esse visual tem inspiração nos carros de competição que, para comportar os novos componentes que buscam melhorar sua performance na pista, acabam tendo que alargar toda a carroceria para acompanhar o novo setup de rodas, pneus, freios e suspensão. Essa inspiração foi vista nos carros expostos no SEMA Show faz alguns anos. Mas hoje eles dominam a cena.
Para chegar a esse visual, os preparadores recortam os para-lamas junto as caixas de roda, e usam os chamados fender flares, aqueles apliques que podem ser de plástico, fibra de vidro, e nos projetos mais especiais, são feitos em fibra de carbono. Na maioria dos projetos, os largos paralamas são acompanhados de novos para-choques com entradas maiores para refrigeração dos radiadores, altura em relação ao chão reduzida e com uma largura maior para acompanhar os novos paralamas.
Depois de feito o processo de alargamento da carroceria, o projeto é acompanhado de rodas com talas largas, geralmente eles optam por modelos fundidos em 3 peças separadas. E para completar o visual, a suspensão do veículo é rebaixada, com o uso de molas de menor altura ou usam a suspensão a ar, solução muito comum nos Estados Unidos, que através do uso de bolsas de borracha no lugar das molas, a altura do veículo pode ser controlada através do toque em um botão, possibilitando deixar o veículo "largado" no chão quando está parado, e ter uma distância do solo maior para conseguir andar nas ruas.
Um dos maiores nomes nesse tipo de modificação é o japones Akira Nakai da Rauh Welt Begriff. Ele começou fazendo os body kits largos em seus carros, o hobby se tornou uma profissão, e hoje se tornou o maior nome no assunto. Especializado em Porsches da geração 964 e 993, Nakai viaja o mundo instalando seus kits que chegam a custar mais de 40 mil dólares. Se nas fotos ele é exagerado, ao vivo é ainda mais. Pensa em um carro malvadão...
Além do kit instalado por Nakai, os proprietários não economizam em belas rodas e personalizam o interior dos carros, para deixar o visual ainda mais exclusivo. No SEMA Show encontramos quatro carros feitos por Nakai, que sempre estão em um lugar de destaque por conta do visual marcante.