Quem disse que carro novo é tudo? Em um cenário automotivo dominado por hatches, SUVs e cada vez mais carros eletrificados, maio trouxe uma surpresa para amantes de carros aposentados que já podem ser considerados "clássicos".
Segundo o relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), alguns nomes que já fizeram parte da nossa paisagem automotiva voltaram a rodar, ganhando emplacamento zero-quilômetro, ainda que de apenas uma unidade. É notícia que faz o coração de qualquer entusiasta bater mais forte!

A lista dos "novos" clássicos é curiosa e até um pouco inusitada. Teve uma Volkswagen Quantum e um Up!; no lado da Fiat, apareceram um Siena e um Uno Mille; e da Chevrolet, que faz 100 anos em 2025, uma unidade do lendário Chevette também foi registrada.
Devido ao alto nível de peculiaridade, resolvemos relembrar um pouco da história de cada um desses modelos. Confira:
A VW Quantum chegou ao Brasil em 1985, como versão perua do Santana. Era a opção para quem precisava de espaço, mas queria a mesma confiabilidade do sedã.
Por um bom tempo, foi sinônimo de viagem em família e até de carro de serviço, daquelas executivas raiz. Quase sempre usava o motor AP, que dispensa apresentações, e foi sucesso até meados dos anos 2000. Uma station wagon clássica e de respeito!
Lançado no Brasil em 2014, o Up! veio com a proposta de ser um compacto eficiente e com segurança de gente grande. Mesmo "jovem" na lista de clássicos, conquistou muita gente pela dirigibilidade e pelo baixo consumo.
Saiu de linha em 2021, mas deixou saudades para quem buscava um carro prático para o dia a dia na cidade. E até hoje é muito buscado no mercado de usados e seminovos.
O Fiat Siena desembarcou por aqui em 1997, como sedã do Palio. Rapidamente virou um dos carros mais procurados do país, principalmente por oferecer um porta-malas generoso e um custo-benefício que fazia brilhar os olhos.
Passou por várias gerações e reestilizações, sempre mantendo a fama de carro robusto e ideal para a família ou para o trabalho, especialmente na versão Grand Siena - que dominou as ruas por anos a fio.
Ah, Fiat Uno! Lançado em 1984, é um verdadeiro ícone da nossa indústria. Pequeno por fora e espaçoso por dentro, além de econômico e valente. Um verdadeiro guerreiro - e "tanque de guerra" para muitos.
O Uno teve mil e uma versões, desde as mais básicas até as esportivas, como o lendário Uno Turbo. Foi o carro de entrada de muita gente, o primeiro carro da família, o parceiro de trabalho...
Rodou por aqui por incríveis 37 anos - até 2021, em apenas duas gerações - e é daqueles que a gente ainda vê aos montes por aí, firmes e fortes. Inclusive com escada no teto.
O Chevrolet Chevette chegou ao Brasil em 1973 e marcou uma era. Foi o primeiro carro compacto da General Motors por aqui, e rapidamente virou febre.
Com tração traseira, era divertido de dirigir e foi o sonho de consumo de muita gente. Teve versões sedã, hatch, perua (Marajó) e até picape (Chevy 500).
Robusto, fácil de manter e com uma legião de fãs até hoje, o Chevette prova que clássico é clássico!



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