Preto, prata e branco. Essa é a preferência do brasileiro na hora de escolher a cor do carro. Os motivos vão desde o gosto pessoal até a menor desvalorização e mais facilidade na hora de revender o modelo. As fabricantes, por sua vez, têm a chamada "cor de lançamento". Geralmente consiste em um tom exótico – mais relacionados a esportivos –, mas que servem para ressaltar o visual e as linhas de modelos que estão chegando ao mercado. E elas podem surgir em carros de entrada, picapes e até minivan.Algumas pinturas são apenas jogadas de marketing, enquanto outras continuam no catálogo para o público. Separamos algumas dessas estranhas cores do passado e também do presente. Confira!
Em 2010 a Volkswagen mostrou a nova Saveiro Cross e o Cross Fox na cor laranja Atacama. Apenas 200 unidades da picape foram produzidas com o tom fosco. Já no hatch a pintura era tabelada em mais de R$ 2 mil. No facelift da picape compacto em 2013 outra pintura diferente voltou a aparecer: o laranja Canyon, com uma pegada mais avermelhada.
A nova geração do Polo chamou a atenção com o amarelo Kurkuma que foi usado no material de divulgação do lançamento do hatch no ano passado. O exótico tom, por sua vez, não foi comercializado para o público apesar de ter sido bem recebido.
Quando foi apresentado em 2016, o subcompacto Mobi chamou atenção pela cor batizada de roxo Mirtilo. Além de chamativo, o tom perolizado tinha preço salgada: R$ 1.250 extras ao preço do modelo.
Recém-reestilizada, a minivan da Chevrolet foi apresentada, na versão aventureira Activ, no polêmico amarelo Stone. A cor metálica, no entanto, não é cobrada à parte do valor do modelo, que parte de R$ 80.890 na configuração com cinco lugares.
Em 2014 a Renault escolheu um marcante tom de azul para lançar o Sandero no mercado brasileiro. Batizada de Techno, a cor tinha um custo adicional de pouco mais de R$ 1 mil à época. Atualmente ela não é mais oferecida.
Há oito anos a Montana ganhava o visual do Ágile. E no lançamento da picape a Chevrolet escolheu uma cor verde que pouco tinha a ver com o carro voltado para o trabalho – mesmo na versão Sport. Chamado de Jásper, o tom não foi muito convincente e pouquíssimas unidades foram produzidas com a singular pintura.
A geração do Fiat Uno que conhecemos hoje foi apresentada em 2010. Na época, o modelo quis passar a mensagem de ser "descolado" e o marketing da Fiat lançou o carro em quatro cores. Uma dela é esse amarelo Citrus (foto), mas também teve o azul Splash. Já o laranja Nemo foi reservado a versão Sporting. De lá para cá, o simpático carrinho já passou por algumas reestilizações, trocas de motorização e ostentou bastante tecnologia, como o sistema start/stop.
Após um hiato de 22 anos, a Volkswagen voltou a produzir o Voyage novamente. E, em 2008, a nova geração do sedã foi apresentada na cor vermelho Apple. O tom, no entanto, estava mais para um cereja do que propriamente para maçã.